domingo, 28 de fevereiro de 2010

Grupos se reúnem para definir a matriz dos hotéis urbanos


Durante dois dias, a coordenação do projeto explicitou a forma do processo e deu continuidade aos trabalhos com oficinas técnicas e discussões dos critérios de sustentabilidade, infraestrutura, serviços e os aspectos legais para hotéis urbanos fazerem sua classificação. A nova classificação será discutida em oito encontros nas cinco regiões do País. As reuniões estabelecerão critérios para os resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis-fazenda, hotéis de floresta, históricos e cama e café.

Os próximos encontros ocorrem no mesmo formato e serão realizados até maio, passando por Outro Preto (MG), onde serão discutidas as matrizes para hotéis históricos; Tibau do Sul (RN), com as pousadas; Rio de Janeiro (cama e café); Vitória (ES), onde o tema central serão os flats; Mato Grosso (hotéis-fazenda); Bahia (resorts); e finalizam em Manaus, com a discussão dos critérios para os hotéis de selva. “Teremos oito segmentos diferenciados, observando as características de cada um”, diz Ricardo.

Ao final de cada oficina, o Ministério do Turismo irá abrir 20 dias para críticas e sugestões, através do e-mail classificação@turismo.gov.br. Segundo o diretor de estruturação, o Brasil segue uma tendência mundial. “Cada vez mais se buscam padrões de definição e sistemas de certificação, sempre orientados na busca de eficiência energética, sustentabilidade e responsabilidade social”, diz. Os encontros servirão para capacitar os empresários e estabelecer, através de debates, o modelo a ser adotado.

Ao invés de existir apenas um mesmo padrão para todos os tipos de meio de hospedagem, oito novas matrizes serão elaboradas contemplando as diferentes modalidades de hotelaria. “Estes são modelos já utilizados na hotelaria na Europa, na África e em outros países e que darão ao Brasil a possibilidade de ter um padrão internacional,o que vai evitar desinformação e divergências ao turista na hora de optar por um meio de hospedagem”, completa.

Segundo dados do Código Nacional de Atividades Econômicas do Ministério da Fazenda (CNAE) existem hoje no Brasil cerca de 28 mil estabelecimentos hoteleiros. Seis mil deles estão cadastrados no Ministério do Turismo. Com a nova classificação, o ministério espera ter um controle mais rígido em relação à qualidade dos serviços prestados, dando credibilidade à hotelaria brasileira. A nova classificação é um dos três itens do acordo de cooperação celebrado entre o Mtur, o Inmetro e a SBM.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/31562-grupos-se-reunem-para-definir-a-matriz-dos-hoteis-urbanos.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário