domingo, 28 de fevereiro de 2010

Polêmica em Porto Alegre no encontro que discutiu nova classificação hoteleira

Resistência e muita desconfiança foram os sentimentos demonstrados por especialistas e cerca de 60 empresários do Rio Grande do Sul no primeiro encontro realizado em Porto Alegre, no Hotel Everest, para discutir a nova classificação hoteleira brasileira. A polêmica em torno do assunto já tomava conta dos bastidores do evento, antes mesmo de dar início às explicações feitas pelo MTur. “Sou contra” afirmavam proprietários e gerentes de hotéis gaúchos e brasileiros.

O principal questionamento do setor é em relação a custos. “As empresas que vão fazer a classificação terão despesas, este processo será extremamente oneroso para nós hoteleiros, não teremos condições de fazer”, afirmou Norton Luiz Lenhart, presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares. Segundo ele, a categoria espera que o processo seja feito por institutos idôneos, levando-se em consideração os pequenos equipamentos dos grandes equipamentos.

Diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, argumenta que a classificação é uma tendência de harmonização do sistema já adotado na Europa, atendendo ainda uma constante demanda dos turistas estrangeiros. “Muitos nos procuram falando sobre a perda de referenciais no Brasil e fazem denúncias em relação aos serviços brasileiros apresentados, em desacordo ao pacote e diárias adquiridos”, diz.

O Ministério do Turismo explica ainda que a adesão é voluntária e o antigo sistema, único e oneroso, já não estava mais atendendo às demandas do mercado lá fora, incluindo aí as exigências do Comitê Olímpico, da Fifa e de operadoras internacionais. Moesch admite que a missão será árdua, principalmente pelo histórico espinhoso de um modelo adotado pela Embratur em tempos passados. “Vamos utilizar o trabalho de uma instituição de credibilidade, o Inmetro”, informa.

fonte:
http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/31563-polemica-em-porto-alegre-no-encontro-que-discutiu-a-nova-classificacao-hoteleira-brasileira.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário