segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ipea: aeroportos para Copa de 2014 estão no limite da capacidade

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou nesta segunda-feira um estudo que revela que pelo menos oito das 12 cidades-sede dos jogos da Copa 2014 estão com seus aeroportos operando no limite da capacidade máxima e, em alguns casos, estão “beirando o colapso operacional” devido à demanda não atendida. De acordo com o instituto, há risco de um apagão logístico no setor aéreo caso não haja investimentos.

O levantamento do Ipea trouxe uma tabela com a capacidade que cada aeroporto tem para atender pedidos de pouso e decolagem nos horários de pico. O caso mais grave está no aeroporto de Manaus (AM), que tem capacidade de atender a nove pedidos de pouso ou decolagem nos horários de pico, mas recebe 17, praticamente o dobro do limite.

“Situações preocupantes são aquelas em que o nível de utilização das instalações suplanta 80% de sua capacidade. Os casos críticos, quando o nível de utilização das instalações supera a capacidade instalada ocorre em deterioração do nível de serviço. Nesses casos, dependendo do percentual alcançado está-se beirando o colapso operacional”, diz o estudo.

Os Aeroporto de Congonhas e de Cumbica (Guarulhos), ambos em São Paulo, onde uma das semi-finais da Copa deve ocorrer, também operam com níveis bastante superiores ao limite máximo. Congonhas tem capacidade de atender a 24 operações de pouso ou decolagem simultâneas, mas registra demanda de 34. Guarulhos tem limite de 53 operações e funciona com fluxo de 65.

O estudo do Ipea não apresentou a situação dos aeroportos em Cuiabá (MT), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE), que também sediarão os jogos da Copa. Mas, segundo o Ipea, a situação também é preocupante nesses aeroportos. De acordo com o instituto, o terminal de cargas de Manaus ficou absolutamente congestionado com a importação de insumos e peças para montagem de televisores e as empresas tiveram que readequar a produção.

A grande preocupação, segundo o Ipea, é justamente o nível de ampliação da demanda que eventos como a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016 irão provocar no País. Somente em São Paulo, o movimento nos aeroportos será amplificado em 600 mil visitantes, de acordo com o estudo. “Não se pode deixar de considerar que um acréscimo estimado, para São Paulo, de 600 mil visitantes em dois meses causará grandes transtornos em Guarulhos e Congonhas, se não forem removidos a tempo os gargalos que afetam estes aeroportos”, afirma o estudo.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/33293-ipea-aeroportos-para-copa-de-2014-estao-no-limite-da-capacidade.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário