sábado, 29 de maio de 2010

"Turismo Sustentável e Infância” ganha destaque no Salão

Um dos estandes do Ministério do Turismo no Salão traz o programa “Turismo Sustentável e Infância”, que visa combater a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes através de ações de capacitação para jovens em situação de risco, preparando-os para trabalharem com turismo, e também programas de formação de multiplicadores no combate à exploração sexual, com foco em gestores públicos e privados do turismo e ong's que trabalhem com a temática. Para o segundo semestre, já está formatado um projeto que será feito nas cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil em 2014.

O trabalho começa pela mudança de discurso sobre o tema. “Não existe turismo sexual, o que há é exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo”, diz Elisabete Bahia, coordenadora geral do projeto no MTur. O trabalho nas cidades-sede da Copa começa em outubro, com o mesmo conteúdo da formação de multiplicadores. Antes disso, será feito uma campanha publicitária de alcance nacional. Elisabete esperar conseguir recursos para atingir o maior número de mídias nesse trabalho de conscientização geral da sociedade.

Essas ações de formação já acontecem e são fruto de uma parceria do MTur, financiador, com o CET / UnB (Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília), que gere as ações. Para este projeto, o MTur disponibilizou R$ 3,8 mi. No total, o “Turismo Sustentável e Infância” possui neste ano um orçamento de R$ 8,3 mi.

O CET/UnB promove grupos de formação no combate à exploração sexual em todas as regiões do país, sempre com um núcleo por região, com duração de quatro dias cada. Neste ano, já foram realizadas formações no Norte e no Nordeste. As próximas etapas acontecem em julho, abrangendo a região Sudeste (em Vitória-ES), Sul (Florianópolis) e Centro-Oeste (Goiânia).

Já a capacitação de jovens em situação de risco para o trabalhos ligado ao turismo ocorre constantemente, em parceria com secretarias municipais e estaduais, além de instituições não governamentais que atuem na área. Cidades de Pernambuco, Paraíba, Litoral e Interior Paulista já participaram de projetos de inclusão social. Há ainda uma parceria com o Senac-CE com a mesma proposta.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/33267-salaoturismosustentavelinfancia.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário