sábado, 26 de junho de 2010

Alagoas e Pernambuco tranquilizam turistas: litoral não foi atingido pelas chuvas

Nos últimos dias, diversas cidades dos estados de Alagoas e Pernambuco sofreram com as fortes chuvas, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas e alguns municípios completamente destruídos. O fato aconteceu bem na véspera de duas das mais importantes datas para o turismo no Nordeste: o São João, que atrai milhares de turistas para esses destinos, e das férias de julho, que também movimenta o turismo na região.

No entanto, as Secretarias de Turismo dos dois estados já trataram de tranquilizar os turistas que pretendem visitar esses destinos no mês de julho, uma vez que as chuvas não chegaram a afetar as regiões litorâneas. Segundo Danielle Novis, secretária de Turismo de Alagoas, as chuvas atingiram apenas a região chamada Zona da Mata, no interior do estado, onde a atividade turística é pequena. "Em Maceió, por exemplo, não aconteceu absolutamente nada. O nosso litoral não foi impactado com as chuvas", destacou. "Os turistas que planejam visitar Alagoas em suas férias de julho, podem viajar normalmente", complementou.

No caso de Pernambuco, de acordo com a Setur, os hotéis das principais cidades turísticas do estado tiveram lotação perto de 100% durante as primeiras semanas dos festejos do São João. Ainda conforme informações da Secretaria, os turistas que compraram pacotes para as férias de julho para Recife, Porto de Galinhas ou Fernando de Noronha, não devem se preocupar, uma vez que o litoral do estado não sofreu em nada com as chuvas. As cidades de Caruaru, Gravatá e Arco Verde, que também contam com um importante fluxo de turistas, não foram afetadas pelas enchentes, pois estão localizadas em uma região serrana de Pernambuco.

Nos dois estados não houve cancelamento das festas oficiais de São João, que ocorrem normalmente nas cidades turísticas e nas respectivas capitais. Segundo informações da Setur de Pernambuco, o impacto dessas chuvas para o turismo será praticamente zero, uma vez que as cidades atingidas não são turísticas. As chuvas se concentraram, principalmente, na região canavieira do estado, onde a atividade turística é muito pequena.

Já a secretária de Turismo de Alagoas afirmou que, embora ainda não seja possível mensurar o real impacto disso no fluxo de turistas, a queda deve ser praticamente zero. "É obvio que uma situação dessas gera muita expectativa das pessoas que virão para cá. Por isso temos recebido muitos questionamentos nesse sentido, mas posso ressaltar que o tempo hoje em Maceió é muito bom e, assim como outras outras cidades turísticas do litoral alagoano, não foi afetada em nada", disse.

Ajuda - Danielle ressaltou ainda que a Setur, junto com as demais secretarias do estado, estão mobilizadas para a reconstrução das áreas atingidas e apoio às famílias desabrigadas. O órgão, em conjunto com o Maceió CVB, a ABIH-AL, a Abrasel e a SHRBS, está arrecadando mantimentos para ajudar os 22 municípios atingidos. "O trade também está se mobilizando. O problema foi muito sério e neste momento temos que assistir as pessoas", finalizou.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,35,0,60335&IndSeguro=0

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário