sábado, 26 de junho de 2010

As belas cerâmicas do Poty Velho em Teresina - PI

Vou abrir um parênteses aqui, deixa a viagem de bicicleta um pouco de lado para falar um pouco sobre o Artesanato Cerâmico do Poty Velho, que ouvi falar através da minha amiga Raquel, teresinense, colega de profissão e também simpatizante da bicicleta como meio de transporte. Em primeiro momento até imaginava o que iria encontrar, pois estou acostumado a ver peças cerâmicas, em sua maioria, com forma de bichos, plantas e outras coisas que eu considero pouco criativas, não representa a cultura local no aspecto da imagem e é fácil de ver por todo o nordeste, as vezes mudando somente o nome da cidade.

Enfim, voltando ao que interessa, em um belo dia fui para o tão falado e bonito encontro dos rios Poti e Parnaíba e na volta, já começava a ver as cerâmicas expostas na frente de pequenas casas, do tipo que descrevi acima, a medida que fui chegando no Pólo Cerâmico aumentavam a quantidade, até que ao passar pela frente eu reparei em umas mandalas de cerâmica muito bonita, algumas com desenhos rupestres, representando o estado do Piauí e mais especificamente a cidade de São Raimundo Nonato, local onde foram encontrado o mais antigo resquício do homem na América do sul.

Esse tipo de cerâmica tinham somente em 3, ou talvez 4 lojas do pólo, fiquei bastante impressionado com a qualidade do acabamento das peças, por ser Arquiteto e conhecer o ramo da decoração, de imediato reconheci o valor daquele trabalho, cerâmicas de alta qualidade e ao mesmo tempo que são finas não perdem o toque de rusticidade. São ótimas e combinam praticamente com todos os ambientes, seja ele residencial ou comercial.

O Pólo Cerâmico do Poty Velho fica na Rua Desembargador Flávio Furtado, próximo ao Parque Encontro dos Rios, no Bairro Poty Velho, zona norte de Teresina - PI. Mais informações sobre o pólo e vendas de artesanato podem ser conseguidas através do telefone (86) 3213 7573. Acesse também o site do Pedais pelo Mundo http://www.pedaispelomundo.com/ e não esquece de deixar o seu comentário.

fonte:http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/pedais-pelo-mundo/boletins/as-belas-ceramicas-do-poty-velho-teresina-pi-12182.asp

Ismailon Moraes

Um comentário:

  1. Sou conhecedora desse trabalho magnífico,sou suspeita de falar,já que sou de teresina,atualmente moro em PORTO VELHO-RO e sempre que vou a passeio não deixo de trazer algumas peças

    ResponderExcluir