sábado, 26 de junho de 2010

Morro do Canal, uma ótima opção para escaladas no fim de semana em Curitiba (PR)


Domingo de sol na montanha na companhia de amigos. Desta vez a montanha escolhida foi o Morro do Canal, localizado em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. O caminho até o Morro do Canal margeia as Barragens Piraquara I, II e III, e leva cerca de uma hora desde Curitiba, a estrada é de chão e está em bom estado.

O cume da montanha (1.373m) proporciona a vista da Baia de Antonina e das montanhas da Serra do Mar e a caminhada até lá leva cerca de 1h30. A trilha que leva ao cume foi recentemente toda pavimentada, facilitando o acesso e preservando a vegetação local. O caminho segue quase que em sua totalidade por pedras, o que evita a erosão e o alargamento da trilha. O projeto de revitalização foi um investimento da Sanepar em contrapartida a construção da Barragem Piraquara II e, além da fixação de degraus e correntes, também trabalhou no sentido de retirar as espécies exóticas da vegetação que prejudicam a proliferação da flora nativa. Atualmente qualquer pessoa pode subir ao cume do Morro do Canal, tenha oito ou oitenta anos, só necessita mesmo é de disposição.

Além da trilha que leva ao cume, o morro do Canal tem outras atrações, dezenas de vias de escalada que vão do quarto ao oitavo grau. O setor mais conhecido fica localizado já no final da trilha que chega ao cume, pegando uma trilha secundaria à esquerda. A rocha é um granito muito semelhante ao do morro do Anhangava (Quatro Barras, PR), abrasivo e resistente, com agarrinhas e muita aderência.

Vias imperdíveis - Entre as escaladas mais conhecidas está a Pirilampo, uma via graduada como 5ºSup, a verticalidade da via e a grampeação espaçada garante muita emoção para quem está guiando. Outra imperdível é a Viaduto, localizada no mesmo setor da Pirilampo, e graduada como um 7ª. O lance técnico mais difícil é logo na saída mas ao longo da via as agarrinhas na pedra meio sujas desaparecem e tornam o trecho final fácil e bem trabalhoso.

Mesmo morando praticamente ao lado do Morro do Canal, está foi a quarta ou quinta vez que escalei por lá. Porém, desta vez pude conhecer outro setor com uma rocha bem distinta da existente nas escaladas que eu já havia provado. A pedra, um granito mais negro, simplesmente não tem agarras, pura aderência com alguns abaloados ou canaletas. Aí o bicho pega, a via mais fácil é um 6ºSup e daí vai até o 8º, um puro levitar. Segundo escaladores que frequentam o Morro mais assiduamente, ainda existe um excelente setor de fendas, boulders e muita coisa para conquistar. No fim do dia além de curtir o espetáculo gratuito do por do sol, ainda dá para comer um pastel delicioso logo no fim da trilha onde os carros ficam estacionados. Passeio de domingo completo.

fonte:http://webventureuol.uol.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/28354

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário