quarta-feira, 27 de julho de 2011

4º Festival de Rabeca inova com participação de grupos internacionais em Bom Jesus (PI)

Consagrado no calendário artístico piauiense, o 4º Festival de Rabeca do Piauí acontece de 11 a 13 de agosto, no município de Bom Jesus, a 635 quilômetros da capital. Além dos tradicionais shows e oficinas, a novidade para esta edição fica por conta da participação de grupos internacionais e pela exposição e comercialização de artes plásticas, uma parceria da Fundação Cultural do Piauí e da Associação dos Artistas Plásticos do Piauí.

Com uma ampla programação, o festival trará nomes nacionais como Peninha, Renata Rosa e a banda Clã Brasil, além de shows com grandes mestres rabequeiros do Piauí. Para o palco nacional estão previstas ainda apresentações de bandas locais, como Amarelo Cajuína, e show de humor com Amauri Jucá. No âmbito internacional, dois grupos de Portugal se apresentam pela primeira vez no festival. O grupo de teatro Einstein, com uma abordagem mais infantil, encena uma peça sobre as descobertas e invenções do gênio. Já o grupo luso de gaitas de fole promete encantar os presentes com a tradicional música portuguesa.

Entre as oficinas, destaque para as lições de construção de rabeca e iniciação à rabeca. As aulas de iniciação começam duas semanas antes do evento e, durante o festival, os novos rabequeiros demonstram o que aprenderam através de uma apresentação no palco principal. Oficinas de teatro e dança também serão ministradas durante os três dias de festival, que conta ainda com a tradicional Feira Gastronômica com o melhor da culinária regional.

“O Festival de Rabeca já faz parte do calendário oficial da Fundação e tem crescido a cada ano. A fim de promover um maior intercâmbio cultural, nesta edição, traremos grupos de Portugal que, além de se apresentarem no evento durante a noite, participarão de um bate-papo literário durante o dia”, afirma Bid Lima, presidente da Fundac.

Rabeca Itinerante

Outra atração diferenciada dentro do festival é o “Projeto Rabeca Itinerante”, onde mestres rabequeiros do festival se apresentam em vários pontos de Bom Jesus e arredores no intuito de divulgar a música e a cultura rabequeira. A ideia é que a cada dia de festival um mestre rabequeiro faça um concerto dentro do cotidiano de várias cidades próximas a Bom Jesus. As cidades de Cristino Castro, Currais, Redenção do Gurguéia e Santa Luz devem receber o projeto itinerante.

fonte: cidadeverde.com

2 comentários:

  1. Como escrever nesse festiva?

    ResponderExcluir
  2. Você pode entrar em contato com a organizadora do evento, no caso a prefeitura www.bomjesus.pi.gov ou falar com a Secretária de Cultura Francisca Iris de Jesus Piauilino (89) 3562 - 1484 email: secretariadacultura@bomjesus.pi.gov.br
    Boa sorte!

    ResponderExcluir