domingo, 31 de julho de 2011

Atrair turistas brasileiros é prioridade para Uruguai

Em visita ao Rio de Janeiro, o diretor nacional de turismo do Uruguai, Benjamín Liberoff, revelou que o Uruguai pretende estreitar as relações com o Brasil para promover o turismo. O Uruguai também quer estudar aspectos de como aproveitar turisticamente a Copa do Mundo em 2014, que terá cidades-sede próximas ao país, e as Olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro.

Segundo Liberoff, a captação de turistas brasileiros é questão prioritária para o Uruguai. "Há seis anos, o Uruguai recebia 170 mil visitantes brasileiros por ano. Hoje esse número é mais de 400 mil. Fora os não-registrados que atravessam a fronteira, que estima-se que sejam mais de 260 mil brasileiros."

O diretor disse que a participação do Uruguai como destino em eventos do trade turístico criam uma excelente oportunidade para realizar parcerias. "Este ano ainda vamos participar da Braztoa, em São Paulo, da Abav, no Rio e do Festival de Turismo de Gramado. Esperamos conquistar os operadores com a nossa oferta turística para que incluam o destino uruguaio nos roteiros. Outro atrativo que o Uruguai quer exibir nas feiras são os novos empreendimentos hoteleiros que geram boas oportunidades de negócios."

De acordo com Liberoff, um dos principais pontos de acesso de brasileiros ao Uruguai é através da extensa malha aérea. "São mais de 90 voos semanais de São Paulo para o Uruguai. Fora os voos da Pluna e da Gol que saem de diversas cidades do Brasil para Montevideo." Além do acesso aéreo, o destino uruguaio também está presente em diversos roteiros de cruzeiros. "58% dos cruzeiristas que chegam ao Uruguai são brasileiros", afirma Liberoff.

Em novembro, o Uruguai irá participar de um evento latino em Niterói (RJ) para divulgar o carnaval uruguaio que dura 40 dias. "É um tipo de festa diferente, tem origem africana e espanhola. O nosso carnaval conta com diversas apresentações culturais que começam na última semana de janeiro e vão até março", destaca o diretor.

Nos próximos três meses, o turismo do Uruguai pretende fechar um acordo de cooperação com o Brasil para tratar aspectos como capacitação, promoção e projetos fronteiristas. "Vamos realizar pesquisas sobre como aproveitar turisticamente a região que vai de Rocha a Porto Alegre. Além disso, o acordo também prevê o fortalecimento do ensino da língua portuguesa no Uruguai e do espanhol no Brasil.

Turismo no Uruguai

A atividade turística no Uruguai é uma das principais fontes de renda econômica. "Em 2005, o turismo gerou US$ 500 mil para o nosso país. Pretendemos fechar 2011 com mais de US$ 1,7 milhão. O turismo representa 6,5% do nosso PIB (Produto Interno Bruto) e gera 50 mil postos de trabalho direto e mais de 100 mil indireto", ressalta Liberoff.

fonte: jornaldeturismo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário