domingo, 31 de julho de 2011

Castelo do Piauí: Cachaça Fest comemora sete anos de sucesso

A Praça Aluísio Lima ficou pequena para a multidão que prestigiou a abertura da sétima edição do Cachaça Fest – evento que reúne agronegócios, turismo e cultura em Castelo do Piauí, a 211 quilômetros ao norte de Teresina.

O festival teve início sexta-feira (29) e prossegue até hoje (31). Ontem à noite acontece o show da paraibana Elba Ramalho, um dos pontos altos da programação cultural do evento.

A solenidade de abertura do Cachaça Fest foi prestigiada por políticos, empresários e representantes de instituições parceiras da iniciativa que foram recepcionados pelo prefeito Vilmar Melo Cardoso. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas, Sebrae no Piauí foi representado pelo gerente da Unidade de Comércio e Serviços, economista Gilson Vasconcelos.

Vasconcelos, ao saudar as autoridades, destacou a satisfação por representar a diretoria do Sebrae no Piauí e enfatizou a alegria da instituição ao ser parceira de evento vitorioso que tem fomentado o empreendedorismo na região.

“Podemos facilmente observar que nesses sete anos aconteceu uma série de mudanças positivas na cidade, com destaque para melhoria da infra-estrutura de receptivo, incluindo hotéis e restaurantes; além da própria infra-estrutura urbana e de acesso ao município - com reflexo direto na auto-estima da população”, pontuou o economista. O gerente também destacou a beleza da produção do artesanato da região, tão bem retratada na feira de artesanato que acontece em paralelo à programação cultural do Cachaça Fest.

O representante do Governo do Estado do Piauí, Marcos Bona, da Secretaria de Turismo, Setur, fez questão de destacar que “o governador Wilson Martins enviou mensagem de grande satisfação ao povo castelense pelo fato do Estado ser parceiro, juntamente com a Prefeitura de Castelo do Piauí e o Sebrae, na realização deste grande evento onde se mostra ao Piauí as potencialidades da região, divulgando-se a Cachaça de Castelo; mostrando-se as belezas turísticas e também o artesanato local”, destacou Bona. “São empreitadas como essa que o Governo do Piauí sempre estará presente”, acrescentou.

Bona também declarou a vontade de que o Cachaça Fest seja cada vez maior, justificando os investimentos do Estado em segurança, saúde, recuperação de estrada; entre outros . “Esse evento engrandece não apenas Castelo do Piauí mas toda a nossa região dos carnaubais que envolve Campo Maior, Castelo e outras belas cidades da circunvizinhança”, finalizou.

O senador Ciro Nogueira ao se pronunciar sobre o evento disse que o momento era para manifestar o carinho que tem pela população da região, bem como para parabenizar a prefeitura municipal. “Trabalho junto a esta comunidade no sentido de apoiar iniciativas como esta que traduzem a riqueza regional e trazem impactos positivos para toda a região”, enfatizou.

João Vicente Claudino, que participou da solenidade de abertura do Cachaça Fest na condição de senador da república e também como representante de um dos grupos empresariais apoiadores do evento, disse da alegria de mais uma vez comparecer ao festival, lembrando que esteve presente em todas as ediçõesn anteriores.

“Esse evento se destaca porque toda essa região tem incomparáveis riquezas na paisagem natural, imenso potencial na extração mineral e conta, ainda, com consolidado pólo do setor sucroalcooleiro”, ressaltou o senador. “Castelo tem grande força de mobilização e trabalho. É uma cidade com vocação para o desenvolvimento. É a Escócia do Piauí”, disse João Vicente - numa referência ao país que é parte do Reino Unido, localizado na Europa Ocidental e reconhecido pela sua produção de destilados.

O prefeito de Castelo do Piauí, Vilmar Melo Cardoso atribuiu o sucesso do evento a parceria da classe empresarial, do SEBRAE, poder publico e de toda a comunidade. “Este festival é a consolidação de um trabalho que visa o fortalecimento da economia regional e conta com toda apoio da comunidade castelense. Agradeço a todos os parceiros, patrocinadores e realizadores do evento, mas especialmente quem está de parabéns é a nossa comunidade”, concluiu.

A solenidade de abertura do Cachaça Fest contou também com a participação dos deputados José Maia Filho e Marden Menezes; lideranças políticas regionais e empresários.

O evento termina hoje (31) é uma realização da Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí em parceria com o Sebrae no Piauí e Governo do Estado; patrocínio do Ministério do Turismo, Grupo Claudino e Cachaça Mangueira; apoio da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Souza Amaral São Paulo Construções Ltda., Odebrecht Engenharia e Construção, Unida Cardoso e ADM Construções.

fonte: proparnaiba.com

Um comentário:

  1. Realmente, este ano o Cachaça Fest superou todas as expectativas de crítica e público. Como membro da organização do evento, me sinto autorizado a falar em nome de cada castelense, do quanto este evento tem crescido. Agradecemos também a toda divulgação, sobretudo neste blog que sempre acompanho.

    Robson Miguel Lima Oliveira
    Coordenador Municipal de Turismo de Castelo do Piauí
    Presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo - Condatur

    ResponderExcluir