sexta-feira, 29 de julho de 2011

COI quer kitesurf nas Olimpíadas até 2016, diz coordenador do 6º PI Kite

O kitesurf vem se tornando um esporte cada vez mais popular. A movimentação constante de praticantes nas praias do Estado e o já tradicional campeonato Piauí Kitesurf são provas disso. Segundo o coordenador do evento, Lívio Borges, o Comitê Olímpico Internacional estuda a possibilidade de tornar o kite um esporte olímpico antes de 2016.

Em entevista ao vivo no Jornal do Piauí especial do Verão Cidade Verde, o campeonato reune 30 competidores este ano. São duas categorias: free stile (vale pontos) e regata, que reune mais velejadores.

No free stile os atletas têm oito minutos para apresentarem o seu cardápio de manobras, que serão avaliadas pelos juízes. Ao final do dia, se houver tempo hábil, os atletas com menores pontuações participam da repescagem.

CURIOSIDADES

Os atletas do kitesurf dependem do vento para treinar e competir. Lívio explica que a maré começa a secar às 10h04 e volta a encher às 11h34 e permanece até 16h04, horário ápice do vento.

Nos momentos em que o vento está mais forte, a pipa chega a atingir 70 Km/h no free stile. "É onde o bicho pega", afirma Lívio Borges.

O 6º Piauí Kitesurf acontece na praia do Coqueiro, em frente ao Aimberê Hotel. A competição segue de hoje (29) até domingo (31).

fonte: cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário