sexta-feira, 29 de julho de 2011

Promoção da Opala será o tema da edição 2011 do Piauí Sampa

A opala, pedra rara e preciosa só encontrada em Pedro II, no Piauí, e na Austrália, é tema da sétima edição da Mostra Piauí Sampa, que ocorrerá de 8 a 14 de agosto no Shopping Eldorado, em São Paulo. O evento reúne as potencialidades do Estado nos setores de turismo, agronegócios (como apicultura e cajucultura), gastronomia, artesanato, moda e cultura.

“Vamos divulgar a opala para todo o Brasil, mostrar que nós já estamos atuando em toda a cadeia produtiva do produto, desde a extração, passando pela qualificação profissional, até a fabricação das joias. O Piauí, em parceria com o Sebrae, escolheu a opala como pano de fundo deste grande evento”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado, Warton Santos.

A solenidade de abertura da mostra será na Praça de Eventos, às 11h, localizada no 1º piso do shopping, com a presença de autoridades, imprensa e convidados, além de um desfile das joias de opala piauiense. Vagner Ribeiro, Valor de Pi e Teófilo Lima se apresentarão para o público, destacando a cultura musical do Estado.

Nesta edição, o Piauí Sampa terá o dobro da estrutura, ocupando dois espaços do Shopping Eldorado, por onde circulam diariamente cerca de sessenta mil pessoas. Haverá degustação de comidas típicas, como maria izabel, paçoca de carne de sol, salada de feijão verde e baião de dois. A cajuína e o mel também estarão presentes.

Bordados, joias com opala, rendas, cerâmica, cestaria e trançados, biojoias e tecelagem irão representar as mais variadas formas do artesanato piauiense. O resultado do Casa Piauí Design 2011, que acontece durante esse mês de julho em um espaço no Teresina Shopping, também será destaque no evento.

O Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart) tem participação direta no setor, com disponibilização de estandes e transporte, além de organizar e decorar os espaços.

fonte: cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário