quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FestLuso é lançado com grupo angolano e ampla programação em Teresina (PI)

Durante toda a semana, Teresina celebrará a língua portuguesa com mais uma edição do Festival de Teatro Lusófono - FestLuso. Em sua quarta edição, o evento foi lançado segunda-feira (22), no Theatro 4 de Setembro, com sessão solene e uma apresentação bastante sensual da companhia angolana Dadaísmo. Apresentações teatrais, oficinas e shows de música acontecem até o dia 28 de agosto.

Estavam presentes na abertura a presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Bid Lima, o deputado estadual Fábio Novo, o deputado federal Osmar Júnior, além de representantes do Grupo Harém de Teatro e da Oi Futuro. O público também marcou presença, ocupando todo o Theatro.

Abrindo a noite com um acalorado discurso, o coordenador do FestLuso, Francisco Pellé, destacou a importância de haver um número maior de verbas destinadas à cultura no país. Sobre o evento, ele apontou o fato de, mais uma vez, haver a descentralização e variedade de espetáculos e oficinas. “Não existe uma programação oficial, toda ela é oficial. Estamos com atividades durante a semana inteira no Theatro 4 de Setembro, Teatro Municipal João Paulo II, Espaço Cultural Trilhos e até mesmo na Praça Pedro II”, apontou o coordenador.

Pellé acrescentou ainda que um dos destaques deste ano é a diversidade de espetáculos oferecidos. Inclusive, o Festival vai receber, pela primeira vez, um espetáculo de bonecos e formas animadas. Antenor e o Boizinho Voador, de Curitiba (PR), promete encantar os espectadores.

Para a presidente da Fundac, Bid Lima, o FestLuso vem crescendo e, como artista, tem sido importante colaborar com um evento tão grandioso. “É preciso ter muita força no braço, seja para participar correndo de um lado para o outro na produção ou buscando angariar fundos”, apontou Bid, em seguida estendendo o convite para os espetáculos dos próximos dias.

A primeira apresentação do Festival foi Olímias, espetáculo angolano que fala da história de dois irmãos que se apaixonam pela mesma mulher. Sensualidade, diálogos intensos e reflexão marcaram a noite. Em seguida, no Espaço Trilhos, foi a vez do grupo Cia. de Dramas e Comédias, com Apareceu a Margarida.

Idealizado e coordenado pelo Grupo Harém de Teatro, o FestLuso tem patrocínio Oi e Oi Futuro e apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Teresina e Fundac, via Siec.

fonte: pi.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário