quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Instituto destaca potencial turístico do Parque Serra das Confusões (PI)


O diretor-presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, está em Teresina para uma reunião ontem (23) com o governador do Estado, membros da Cooperativa Italiana e da Secretaria Geral da Presidência da República, além de gestores das unidades do Instituto Chico Mendes. A reunião tem o objetivo de discutir sobre a situação do Parque Nacional da Serra das Confusões, localizado no município de Caracol, região sul do Piauí.

Da Secretaria Geral da Presidência da República, participam técnicos especializados em turismo, uma das áreas que, segundo Rômulo Mello, devem gerar mais renda à região do parque.

"A ideia do trabalho do Instituto é mostrar que uma unidade de conservação pode gerar emprego e renda na Serra das Confusões, principlamente através do turismo. Temos trabalhado em parceria com o Governo do Estado do Piauí e já existem investimentos na estrutura do parque, como acessibilidade e estradas, e, ainda, é feito um trabalho de capacitação dos moradores, através de parceria com o Governo Italiano", explicou.

O diretor-presidente do Instituto afirmou ainda que há promessas de melhorias estruturais para a região do governador Wilson Martins para breve. "A conclusão do terminal de São Raimundo Nonato é uma das resoluções que podem favorecer também a Serra das Confusões, já que o trabalho desenvolvido na Serra da Capivara é de grande potencial econômico também. Queremos que as duas unidades de consevação sejam fatores de mudança de paradigma do Estado", afirmou Rômulo Mello.

Hoje o Instituto Chico Mendes administra 310 unidades de conservação em todo o território brasileiro, mas segundo Rômulo Mello, "o Instituto ainda é 'pequeno' para sozinho estas áreas, tornando-se necessária parcerias com prefeituras, governos e a sociedade civil organizada, que precisa conhecer e valorizar estes territórios, vendo perspectiuvas de desenvolvimento social e sentindo-se pertencente ao lugar e o lugar pertencente a ela", pontuou.

Após a reunião, Rômulo Mello retorna à administração do Instituto e os membros do próprio Chico Mendes e os técnicos da cooperativa italiana seguem para o Parque.

fonte: cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário