segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Reunião discute futuro da Rota das Emoções

A Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) realizou, nessa quinta-feira (25), uma assembleia geral extraordinária em Parnaíba. O encontro teve como objetivo discutir a atual situação da Instituição e planejar as ações para a formatação de uma nova agência.

Participaram da reunião o vice-governador do Piauí, Moraes Souza Filho; o secretário do Turismo do Piauí, Sílvio Leite; o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia; ; o coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí, Mirócles Véras, e representantes do Sebrae e do trade turístico de Parnaíba.

Para Sílvio Leite, que preside o Conselho de Administração da ADRS, a experiência da agência serviu de exemplo no Brasil. “Mesmo com a saída não-formal do estado do Maranhão, deixando de participar com aportes financeiros e legais, já que todas as decisões precisavam ser homologadas pelos três estados, a ADRS não vai acabar. A integração do Piauí e Ceará, não só em nível institucional, mas até geográfico, vai dar um novo rumo para a agência, mais fácil e que realmente alcance seus objetivos, como foram pensados anteriormente”, comentou.
Acompanhando o trabalho da agência desde o início, o gerente do Sebrae de Parnaíba, Élcio Lima, disse que a criação da ADRS chamou a atenção do restante do País para a nossa região. “Nós vemos com bons olhos essa retomada das discussões para a revitalização dessa agência, buscando novos parceiros e metas, e integrando outros atrativos, como o Serras Nordeste, onde o Sebrae tem feito um trabalho para interligar dois conhecidos atrativos: Viçosa, no Ceará, a Pedro II, no Piauí”, relatou.

“Levei aos secretários a ideia de a ADRS ampliar a parceria com mais entidades de classes, que possam contribuir de alguma forma com o trabalho da Instituição para o desenvolvimento do turismo na Rota das Emoções, a exemplo do trabalho do Sebrae. A Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), e também o Fecomércio, por exemplo, podem dar uma grande contribuição para as ações da ADRS”, ressaltou o vice-governador, Moraes Souza Filho.

A ADRS foi criada mediante decreto presidencial a partir de um consórcio público entre os estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Trata-se de um projeto pioneiro no país, de desenvolvimento regional ancorado na atividade turística. A ideia é promover o crescimento integral de forma sustentável e com equidade social, articulando as ações públicas federais, estaduais e municipais, com apoio nas organizações da sociedade civil e iniciativa privada.

fonte: portalaz.com.br/blogs/turismo_online

Nenhum comentário:

Postar um comentário