terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Jamaica lança programa de capacitação linguística para trabalhadores turísticos‏

Com a intenção de poder receber melhor aos visitantes de países não anglo-falantes o Ministério de Turismo e Entretenimento e sua agência, a Companhia de Desenvolvimento do Produto Turístico (TPDCo) lançou o programa de capacitação linguística em russo e espanhol para os trabalhadores turísticos.
O Ministro de Turismo e Entretenimento, o H. Dr. Wykeham McNeill, lançou oficialmente o programa, o dia 21 de novembro de 2013 no Couples Swept Away Resort em Negril, e assinalou que era um importante impulso à indústria já que os provedores que estão de cara ao público estarão mais bem equipados para atender aos visitantes de novos mercados e de mercados emergentes. “Temos confiança em que este programa reforçará em grande parte nosso produto turístico fazendo que nossos trabalhadores estejam mais sensíveis às necessidades de nossos hóspedes que falam idiomas estrangeiros”, disse o Dr. McNeill durante seu discurso.
Assinalou ademais do que o programa equipará aos participantes com aptidões básicas de comunicação que aumentarão os níveis de satisfação dos clientes e garantirão do que as visitas se repitam.
Os grupos objetivo dos programas de capacitação linguística são os trabalhadores que estão de cara ao visitante no setor turístico, incluindo os servidores públicos de migração e alfândegas; os porteiros; taxistas e motoristas de ônibus; os vendedores de artesanatos e os trabalhadores dos hotéis e os atrativos, além do pessoal do Escritório de Turismo de Jamaica. “É nossa responsabilidade preparar aos trabalhadores turísticos para fazer que nossos clientes fiquem cômodos enquanto estejam aqui e que possam interagir com jamaicanos que falam seu idioma é uma maneira segura de fazer isso”, adicionou o Dr. McNeill.
O Ministro disse que os $3 milhões que o Fundo de Fortalecimento do Turismo (TEF) atribuiu a este programa é um dinheiro bem investido, já que Rússia, Espanha e América Latina são mercados fonte potencialmente ricos para Jamaica aos quais atualmente se dirigem muitos esforços para impulsionar nossa diversificação de mercados para garantir o crescimento sustentável do setor. O Ministro McNeill recordou ao público que este mês a linha aérea russa Transaero Airlines atualizou seu serviço a Jamaica com a substituição de sua aeronave Boeing 777 com um Boeing 747 com capacidade a mais de 500 assentos a Montego Bay.
“Também começarão a sair voos da República Checa a partir de dezembro e estamos considerando dois voos que saiam de Estocolmo, Suécia, um a partir de novembro e o outro a partir de dezembro”, adicionou o Ministro McNeill.
A Gerente Executiva de Capacitação de TPDCo, Beverley Price, sublinhou a importância de fortalecer o produto turístico que se oferece aos visitantes. “Compartilhamos a crença do Ministério de que é da maior importância que se introduza esta capacitação linguística para os trabalhadores turísticos de primeira linha para reforçar a qualidade do serviço que oferece o destino”, disse Price.
A Especialista em idiomas do Ministério de Educação, Martha Corbett-Baugh, enfatizou que os participantes receberão as aptidões linguísticas básicas para se comunicar. “Ao final realizaremos provas e veremos que os participantes poderão fortalecer sua oferta, trabalhar melhor, servir a Jamaica melhor e, por suposto, virar melhores provedores de serviço para o mercado.”
Baugh assinalou que para os meses de novembro e dezembro se ensinará russo e posteriormente se introduzirá o espanhol aos 300 participantes durante o programa de 12 semanas. As classes estão programadas para iniciar o dia 28 de novembro no Grand Pineapple Hotel em Negril e no Civic Centre em Montego Bay o dia 4 de dezembro de 2013.
O programa foi respaldado pela Diretora Regional da Região 4 do Ministério de Educação Hillary Foster; a Presidenta da Associação de Hotéis e Turismo de Jamaica, Evelyn Smith; e o Conselho Turístico de Negril através do hoteleiro Daniel Grizzle.
ascom JTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário