A Secretaria de Estado de Turismo – Setur – inicia o trabalho de reconstrução do setor nos municípios atingidos semana passada pela maior tragédia natural da história do Brasil. Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região serrana fluminense, sofreram impacto de US$ 30 milhões de prejuízo no setor de hospedagem até o fim do Carnaval. Dos mais de 4 mil quartos de hoteis e pousadas que existem nestas três cidades, cerca de 2.400 foram destruídos ou de alguma maneira comprometidos pelas chuvas, segundo a Setur e a Abih – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
Hoje (dia 20), o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, em exercício, Marcos Pereira, e o presidente da Turisrio, Nilo Sérgio Félix, se reunião com os empresários da rede hoteleira de Petrópolis para traçar ações de reconstrução do turismo na região serrana do Rio.
O encontro será no Centro de Convenções do Arcádia Mall Pousada e Lazer, na Estrada União Indústria, 10.126 (ao lado do Parque Municipal de Petrópolis em Itaipava).
Em Madri, Espanha, o titular da secretaria de estado de Turismo, Ronald Ázaro, na abertura da Fitur 2011 – Feira Internacional de Turismo, iniciou o trabalho de reconstrução da imagem do turismo do Rio de Janeiro. Ele se reuniu com o diretor executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT) e com o diretor de marketing do órgão, respectivamente, Marcio Favilla e John Kester.
Segundo Ázaro, além de ter recebido a solidariedade de vários dirigentes dos países que participam da 31ª edição da Fitur, Marcio Favilla e John Kester afirmaram que iriam desenvolver ações imediatas para recuperar a imagem do turismo do Rio de Janeiro." O Rio de Janeiro está em alta no exterior, principalmente pelas instalações das Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs – instaladas em vários pontos da Cidade Maravilhosa, no governo Sergio Cabral, que mostram imagens de paz e despertam o interesse do turista em conhecer os hábitos e pontos atrativos das comunidades ocupadas pelas forças de segurança", afirmou Ronald Ázaro.
Antes de embarcar para a capital espanhola, Ronald Ázaro foi recebido pelo ministro do Turismo, Pedro Novais Lima, que se comprometeu ajudar na reconstrução do setor fluminense. O mesmo se prontificou o presidente da Embratur, Mário Moysés, que visitou o secretário no dia seguinte da tragédia na região serrana fluminense.
Para desenvolver suas ações a secretaria de estado de Turismo buscará linhas de crédito, com juros reduzidos, junto ao BNDES, para atender os pequenos empresários que sofreram com as chuvas. A Investe Rio, Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços também vai atuar na recuperação da economia da região serrana.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/riodejaneiro/38054-setur-rj-e-turisrio-plenejam-recuperacao-do-turismo-na-regiao-serrana.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário