Antonio Azevedo, presidente da Abav Nacional e George Irmes, presidente da Abav/RJ
Em comemoração aos 60 anos da Abav RJ, a entidade realizou um jantar seguido de uma festa no Copacabana Palace. O evento contou com diversas personalidades do turismo, além do presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, e do presidente da Abav RJ, George Irmes.
Para Azevedo a Abav se consolidou, nesses 60 anos de existência, entre as instituições mais importantes do turismo. "A Abav é uma das empresas mais respeitadas. E respeito não é algo imposto é conquistado. Isso se dá pela seriedade e comprometimento que a entidade tem com suas promessas e metas. Além de não atender apenas aos interesses próprios, mas a Abav também sempre está à favor do turismo. Focando no desenvolvimento do setor", destaca Azevedo.
De acordo com o presidente da Abav Nacional o papel do agente de viagens ainda é o mesmo de há 60 anos: ser um consultor e um especialista em viagens. "Tudo começou como uma orientação aos turistas e passageiros, que tinham um serviço de qualidade. Porém, hoje, com a abertura desenfreada de agências sem qualificação e controle, a qualidade do serviço das agências decaiu muito", aponta Antonio Azevedo, que é completado por George Irmes: "por causa dessa reviravolta no panorama dos agentes de viagem é que ao lema da Abav é capacitação, capacitação e capacitação". O benefício de se tornar associado à entidade, ou ser uma "agência Abav", como é apelidado, é que a agência se distingue como um local mais capacitado e estruturado para atender o turista. E o profissional ainda conta com a assistência da associação em casos de problemas e dúvidas.
Em relação a aprovação do projeto de lei que regulamenta a profissão do agente, Azevedo esclarece que o processo está na reta final. Segundo o presidente da entidade, a pauta está trancada esperando ser aprovada, mas muitos deputados estão entusiasmados com o projeto. "Espero que até o final do ano o projeto seja aprovado. Isso seria um presente para o turismo. Senão, acredito que em 2014 a lei será aprovada", afirma esperançoso.
Por fim, quando questionado sobre a briga entre as agências e as OTAs, Irmes afirmou que embora as agências online sejam uma 'concorrência' para as agências físicas, elas não substituem o agente de viagem. "O serviço online não faz o que o agente de viagens faz, que é fornecer informações e ser um consultor de viagens. São canais de distribuição diferente. Eu recebo mais reclamações dos consumidores - que muitas vezes se decepcionam com os produtos online - do que dos próprios agentes de viagem", ressalta o presidente da Abav RJ.
Atualmente a Abav conta com 3,5 mil associados; 600 destes apenas no Rio de Janeiro. Para o ano que vem, Azevedo e Irmes revelaram que os números vêm se mantendo constante, mas que serão realizadas diversas campanhas que valorizam o agente de viagem de forma a aumentar este índice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário