
A Praia de Copacabana, na zona Sul do Rio, ficou colorida de verde e amarelo. Mais de mil pessoas vestidas nessas cores, com bandeiras e balões, acompanharam a festa de transmissão do anúncio. Uma enorme bandeira foi estendida pelos cariocas sobre a multidão, que aguardou até a última frase e comemorou com bastante alegria.
O presidente Lula participou da última apresentação antes da eleição do COI para qual cidade receberá os Jogos Olímpicos de 2016 . A candidatura brasileira usou como argumento o fato de que as Olimpíadas nunca foram para a América do Sul, além de mostrar um pouco do que o Rio de Janeiro tem a oferecer. "O desafio é expandir as Olimpíadas para outro continente, acender a pira olímpica em um País tropical, na mais linda e maravilhosa cidade", disse Lula.
Lula disse que as Olimpíadas no Brasil corrigiriam um desequilíbrio, já que a América do Sul nunca sediou os Jogos Olímpicos. “Essa candidatura não é só nossa. É também de um continente com quase 400 milhões de homens e mulheres e cerca de 180 milhões de jovens. Um continente que nunca sediou os Jogos Olímpicos. Está na hora de corrigir esse desequilíbrio”.
Antes das votações começarem, o dirigente do COI, Mario Pescante, elogiou a apresentação carioca. "Antigamente usavam muitas cores, muito som, muitos efeitos. Desta vez, não foi apenas este lado. A apresentação também mostrou outros aspectos do planejamento de uma cidade-candidata. Gosto mais desse jeito", afirmou Pescante.
Favoritismo
O jornal inglês “The Times” ainda destacou em seu site a vitória do presidente Lula sobre Obama durante a apresentação. Segundo o jornal, o discurso do brasileiro foi mais atraente e elogiou o fato de Lula mencionar o ineditismo dos jogos na América do Sul.
Alguns sites de agências e jornais internacionais apontaram que Rio de Janeiro era o favorito no voto popular para sediar os Jogos. Em enquete do site da emissora "CNN", dos Estados Unidos, a capital fluminense apareceu com pouco mais de 48% da preferência dos internautas, na frente de Chicago, com 30%, Tóquio e Madrid, com 11% cada. Outra enquete, no site do jornal britânico "The Guardian", o Rio apareceu disparado na preferência popular, com 72%, enquanto Chicago teve 28%.
fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/27916-riocidade-sedeolimpiadas2016.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário