
O município de Boa Hora vem se destacando na produção artesanal. Os artesãos boahorenses produzem uma variedade de peças.
Os trabalhos vão desde peças decorativas até utilitárias como móveis e utensílios. A forte tradição cultural do reisado influencia o artesanato local e a palmeira de buriti é a principal matéria prima

Da palmeira vem o fruto muito usado na produção artesanal de doce do buriti. Em todo o município é possível encontrar famílias que se dedicam à produção das iguarias. Dele também vem o suco, ou sebereba, como preferem os nativos.

Mas, outra utilização dos derivados da palmeira de buriti, está no rico artesanato local. Do buriti vem a gaiola, quadros, jarros, vasos, telas miniaturas de bois e uma infinidade de peças.

Uma pequena mostra do trabalho pode ser vista numa feirinha montada no entorno da arena onde acontece, neste domingo à noite, o XI Festival de Reisado da Boa Hora, no centro da cidade. E as peças embora bem trabalhadas e ricas em detalhes, são comercializadas a preços populares. É possível comprar um chaveiro a R$ 2 ou uma miniatura de boi por R$ 10.
fonte:http://www.portalaz.com.br/noticia/municipios/151420_buriti_e_a_fonte_principal_do_artesanato_de_boa_hora.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário