domingo, 3 de janeiro de 2010

Gastronomia popular

Referência turística das regiões onde se encontram, os mercados populares apontam, acima de tudo, a diversidade cultural do Brasil. Despertando o olhar de turistas e curiosos, esses espaços ajudam a traduzir a identidade regional por meio do artesanato, das comidas típicas e da cultura local. Dentre os mercados tradicionais podemos citar: o Mercado Municipal de São Paulo (conhecido como Mercadão); o Mercado Modelo de Salvador e o Mercado Ver-o-Peso em Belém. Confira qual o segredo do sucesso de cada um desses lugares.

Mercado Modelo – Salvador / BA


Parada obrigatória para quem visita a capital baiana, o Mercado Modelo é um dos pontos turísticos mais curiosos de Salvador. Com uma enorme variedade de peças de artesanato e lembranças da Bahia, o espaço representa também a culinária regional. Existem dois restaurantes tradicionais que ocupam o andar superior do prédio, Camafeu de Oxóssi e Maria de São Pedro. Já no térreo, estão os bares mais simples, em que é possível encontrar comidinhas típicas, como cocada, acarajé, bolinho de estudante, etc.

O Camafeu de Oxóssi dispõe de uma agradável varanda com vista para a Baía de Todos os Santos e apresentações diárias de bossa-nova. Além das moquecas, ensopados e bobós. Uma das receitas mais apreciadas pela clientela é o camarão tropical, servido no coco verde com verduras e molho especial. Já no Maria de São Pedro a pedida é o tradicional frango desfiado, com feijão fradinho e camarão seco.

Mercado do Ver-o-Peso - Belém / PA


Quem visita Belém do Pará não pode deixar de conhecer o famoso mercado a céu aberto, Ver-o-Peso. Além de ser um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital, a maior feira livre da América Latina concentra atividades culturais e gastronômicas do povo amazônico. Às margens da Baía do Guajará, Ver-o-Peso oferece uma enorme variedade de barracas e comércios populares, vendendo desde peixes, carnes, frutas e legumes até artigos regionais e ervas medicinais. O ambiente é perfeito para experimentar delícias regionais, como açaí com peixe e a tradicional cuia de tacacá.

Para os supersticiosos: que tal arriscar uma “poção mágica”? As mandingueiras de Ver-o-Peso costumam convidar os visitantes a conhecer o poder das ervas amazônicas. Essas mulheres vivem de misturar ervas, animais e perfumes, criando receitas que prometem resolver todos os tipos de problemas, desde traição e mau olhado até a cura de graves doenças.


Mercadão - São Paulo / SP


Um dos principais cartões-postais de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano - mais conhecido como Mercadão - é uma referência cultural pela diversidade de sabores. Uma variedade incrível de frutas, verduras, temperos, legumes, queijos, vinhos, chocolates, carnes e peixes, podem ser encontrados nos boxes do mercado. Mas, o destaque vai mesmo para o famoso sanduíche de mortadela do Bar do Mané e o imperdível pastel de bacalhau do Hooca Bar.

Além dos empórios, o prédio dispõe de um mezanino com cinco restaurantes típicos de várias cozinhas, como japonesa, árabe e brasileira, que apesar de estarem localizados num mercado municipal não são tão populares e acessíveis assim. Também há um Mercado Gourmet, onde os visitantes podem degustar pratos e frequentar cursos de culinária.

fonte:http://msn.onne.com.br/gourmet/materia/10997/gastronomia-popular

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário