
Com o objetivo de orientar os planos de marketing do Projeto Estruturante do Turismo da Amazônia Brasileira - uma iniciativa conjunta do Sebrae nos sete estados da Região Norte - foram realizadas pesquisas de mercado com moradores, hoteleiros, agências de receptivo e turistas nas capitais, e operadoras de todo o País. A iniciativa buscou traçar um diagnóstico da atividade turística e as conclusões foram reveladoras - entre elas o baixo número de programas de viagem dedicados à região.
Enquanto 72,8% das operadoras entrevistadas disseram ter baixo ou nenhum conhecimento sobre a região, apenas 0,21% demonstram conhecimento muito alto. "Este é um canal de extrema importância, porque quanto menor o número de pacotes disponíveis, menor será o número de turistas que viajam para a região Norte", acredita José Raimundo Morais, presidente da Adetur Amazônia (Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte). "Hoje, 53,2% dos turistas sequer recorrem a agências de turismo", completa.
Foram levantados também quais os obstáculos para a criação de roteiros e pacotes que contemplem os destinos amazônicos. Os principais fatores apontados foram baixa procura, pouca divulgação e valor do transporte aéreo - 84,6% afirmaram que a procura do público pelos destinos da região é baixa ou inexistente.

Na opinião do presidente da Adetur Amazônia, essas informações dão o direcionamento das melhorias que efetivamente trarão resultados. "Além do Sebrae, fechamos também uma parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), para diversificar e estruturar os roteiros e ainda baratear o custo final", lembra Morais. "O turismo na Amazônia precisa de atenção, mas já estamos no rumo certo para torná-lo competitivo.", finaliza.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/estados/30868-estudoturismoamazonia.html
Ismailon Moraes
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