
A sobremesa é fabricada a partir de iogurte natural com 0% de gordura, coberta com os quatro doces que se misturam à suave acidez do sorvete. Leva ainda uma boa dose de mel e por fim, é salpicada de castanha de caju picada. Para arrebatar o cliente, ainda é servido um cálice de cajuína para dar um gosto a mais de piauiencidade.

A mistura que parece inusitada, tem uma lógica, conforme explica o criador do sorvete. "Piauienses e italianos têm sim, coisas em comum. Assim como os italianos em relação ao Brasil, os piauienses sofrem discriminação - não queria usar essa palavra - quando chegam a São Paulo", compara. Chiappetta explica que o ramo do comércio é de família e nasceu com seu avô, que nasceu na região da Calábria, sul da Itália. "Lá, se sofre muito com o tempo; o inverno é muito rigoroso, assim como o verão que é muito quente. Por isso, um dos animais que mais se cria lá são as cabras, ovelhas, como no Piauí", afirma.


"Hoje em dia, a produção piauiense é diferenciada. Muitas pessoas vêm procurar exclusivamente pelo mel ou pela castanha do Piauí, porque eles sabem da qualidade", acredita o empresário. Em seu box, os produtos made in Piauí, como doces, cachaça, castanha e mel se unem a uma infinidade de produtos vendidos desde o tempo do avô em 1908, como o bacalhau e azeite, vendidos desde 25 anos antes de o Mercado Municipal ter sido inaugurado.

fonte:http://www.cidadeverde.com/sorvete-piaui-sampa-mistura-tradicao-italiana-e-doces-piauienses-58710
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário