
Sem caráter competitivo, o Encontro de Bois é realizado pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e reúne grupos com o objetivo de valorizar nosso folclore mais popular e servir de incentivo ao amadurecimento da cultura regional.
Nesta edição, o evento aliou-se a um dos mais tradicionais festejos da cidade e promete ganhar ainda mais brilho com uma grande estrutura com palco, 25 barracas, além da realização de missas e leilão. “Teremos ainda procissão saindo da igreja do [bairro] Mafrense até a igreja do Poty Velho. É um evento grandioso que reúne muita gente e agora com o Encontro de Bois, atrairá ainda mais gente”, destaca Ivan Macedo, um dos organizadores dos festejos.
Além disso, o Encontro este ano faz uma homenagem ao Mestre Passarinho, um dos nomes mais lembrados por todos os grupos de bois de Teresina. “Ele foi um dos primeiros mandadores de Boi, juntamente com Mestre Anísio e Mestre Bernardino. Em 1929 fundou o Boi Estrela Dalva, em 1930 o Riso da Mocidade, dentre outros. Tinha boi que mudava de nome todo ano: Boi Pedra do Amor, Boi É de Vencer, Boi Reis do Oriente, Boi Beija-flor”, explica Vagner Ribeiro, coordenador da divisão de cultura popular da FCMC, destacando que os grupos de boi da cidade já estão preparados para as apresentações.
Confira a ordem de apresentação:
Dia 25 (Sábado):
1. Boi Chacumboi
2. Boi Capricho da Ilha
3. Boi Renascer do Sertão
4. Boi Riso da Floresta
5. Boi Dominador do Sertão
6. Boi Imperador da Ilha
Dia 26 (Domingo):
1. Boi Estrela da Noite
2. Boi Independência do Brasil
3. Boi Nosso Brasil
4. Boi Liberdade da Piçarra
5. Boi Raminho do Amor
6. Boi Terror do Nordeste
7. Boi Estrela Dalva
fonte: http://www.cidadeverde.com/encontro-de-bois-acontece-nos-festejos-do-poty-velho-79421
Gostaria de ver imagens!Pois estou longe de Teresina e com saudades dos festejos.
ResponderExcluirLêda,
Birigui-São Paulo
Irei procurar e caso encontre coloco aqui no blog.
ResponderExcluirAbraços!