Foto: Proparnaiba.com
Dessa forma
permitiria atrair navios, além da variação da maré, que é alta em
relação aos demais portos brasileiros. O problema tinha sido apontado
por relatório de fiscalização feito pelo Ministério Público Federal, que
além de erro no projeto técnico, ainda observou desvio de recursos
públicos na obra.O Governo do Estado informou que o projeto técnico já foi refeito e deve custar mais R$ 450 milhões. No entanto, existem pendências judiciais sobre os valores já gastos nas obras e os contratos que foram realizados.
Atualmente, as obras do porto estão paralisadas, devido a pendências judiciais com a construtora Staff Ltda. e falta de recursos. A obra tem cerca de 80 anos com diversas paralisações. Em julho de 2009, Wellington Dias (PT), governador na época, determinou o início das obras do porto para a finalização a obra em dezembro de 2010. Foram investidos R$ 53 milhões.
O governador Wilson Martins (PSB) tem como prioridade projetos de infraestrutura. Ele garantiu que o porto de Luís Correia ficaria pronta até o final do ano passado, com um navio atracando.
Em junho de 2011, o Ministério Público Federal, através do procurador da República Kelston Lages, requisitou a instauração de inquérito policial para apurar desvio de recursos públicos federais das obras de conclusão do Porto. Dentre as irregularidades apontadas pelo MPF estão a falta de estudo da viabilidade técnica, econômica e ambiental do empreendimento; falhas na elaboração de projetos; indícios de sobrepreço; vínculo entre o autor do projeto e o executor das obras; falhas nos reajustes dos contratos. O relatório de fiscalização, em agosto de 2011, constatou prejuízos superiores a R$ 6,5 milhões.
Para garantir a conclusão das obras do porto, o Governador Wilson Martins conseguiu incluir as obras do porto no PAC , em março deste ano. Com isso, foram assegurados R$ 290 milhões. Mas ainda existe um entrave judicial para a continuidade das obras entre o Governo do Estado e a construtora Staff.
Fonte: Diário do Povo
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