domingo, 13 de setembro de 2009
Micos de viagem: as roubadas típicas de alguns dos países mais legais do mundo parte 4
O barato que sai caro na Índia
O que uma novela da Globo não faz? A Índia está na moda. E com merecimento: trata-se, sem dúvida, de um dos lugares mais interessantes do nosso interessantíssimo planeta. Mas cautela: você, que pretende visitar o país, não pense que vai encontrar nas ruas dalits bonitões como o Márcio Garcia. Nem indianas gatíssimas como a Juliana Paes.
A Índia é um país caótico, imundo, barulhento e povoado por centenas de milhões de pessoas esquálidas e miseráveis. E esse pode ser o seu primeiro mico da viagem: querer voltar para casa já no primeiro dia. Mas pare, respire (não muito, pois o ar é poluído) e tente entender o poder místico dessa civilização milenar. As coisas, talvez, melhorem para o seu lado.
Para aqueles que conseguem entrar na vibração local, há um ponto a ressaltar: como comerciantes, os indianos são mais espertos e agressivos do que os egípcios. Eles agem em cadeia. Um exemplo? Você faz amizade com um rapaz simpático nas ruas de Nova Déli. Ele te convence a ir até a agência de turismo de seu amigo, dizendo que os preços dos pacotes são muito bons. A Índia é um caos e você imagina que seria interessante contar com um agente para organizar uma viagem pelo país.
O agente apresenta os pacotes (que geralmente incluem acomodação e trechos feitos com motorista particular e avião) e os preços são realmente muito bons. Negócio fechado. Só que ele "esqueceu" de contar que, no meio do caminho, o motorista irá parar em uma dezena de lojas de mármore, prata, alabastro e afins, onde você será pressionado a comprar alguma "lembrancinha" - o agente ganhará a comissão. E também irá descobrir que o motorista (com quem você irá conviver durante alguns dias) está ganhando uma merreca de salário, que vive numa favela de Nova Délhi e que, consequentemente, espera receber uma boa gorjeta de seu passageiro.
O dominó continuará caindo até a jornada acabar. Por isso, é fundamental que, ao comprar produtos ou pacotes turísticos na Índia, o visitante procure se informar sobre todos os detalhes do que é oferecido. E é bom ter em mente que vendedores de todas as especialidades não deixarão o turista um minuto em paz.
E mulheres que viajam sozinhas, atenção: muitos homens indianos não perdem tempo. Eles assediam mesmo! Tentem conhecer o país em grupos ou na companhia de amigos.
Por fim, vale dizer que a Índia merece o esforço para ser desbravada e conhecida. É fascinante ver como seus habitantes hindus, muçulmanos, sikhs, jainistas, budistas e cristãos convivem no dia-a-dia. Mas, novamente, cautela: ser sacaneado por lá é mais fácil do que ver um intocável como o Bahuan na novela das oito.
fonte: http://viagem.uol.com.br/ultnot/2009/09/08/ult4466u694.jhtm
Ismailon Moraes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário