Embora falte ainda a sansão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo considerou uma conquista histórica a aprovação ontem pela Câmara dos Deputados do projeto de lei que regulamenta a profissão de turismólogo.
Segundo Tânia Omena, presidente da ABBTur a aprovação só foi possível graças a uma grande mobilização do poder legislativo. Ela agora quer que o Ministério do Turismo venha a conduzir o processo de cadastramento e fiscalização dos profissionais.
"Tivemos o apoio de vários deputados como Moreira Mendes, autor do projeto em 2002, do Otávio Leite, entre outros. Agora queremos intensificar nossa parceria com os ministérios do Turismo e do Trabalho para que os turismólogos possam ser reconhecidos. Temos inclusive um código de ética que servirá de referencial", adiantou.
A aprovação da Comissão de Justiça da Câmara do projeto de lei foi o primeiro passo para regulamentação da profissão e agora o presidente Lula tem o prazo de 30 dias para sancionar ou vetar o projeto.
Tânia Omena não teme que Lula vá vetar o projeto como aconteceu anteriormente. "Agora estamos muito bem respaldados e todas as arestas foram aparadas. Estou confiante na aprovação do mesmo e o reconhecimento da profissão pelo setor e pela sociedade", adiantou.
fonte: http://www.sistemaodia.com/blogs/turismologos-serao-reconhecidos--53197.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário