terça-feira, 24 de novembro de 2009

Adetur Amazônia promove Seminário sobre o turismo da região Norte


A Adetur Amazônia (Agência de Desenvolvimnto do Turismo da Macrorregião Norte) apresentou nesta segunda-feira, em São Paulo, a primeira edição do Seminário de Conectividade, que acontece durante a 5ª FIAM (Feira Internacional da Amazônia), entre 25 e 28 deste mês em Manaus (AM). O tema a ser abordado denomina-se “Turismo na Amazônia: inovação e integração como alternativas para estruturação de um destino competitivo”.

O consultor da CBCVB (Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux) e coordenador da Adetur Amazônia, Aristides de La Plata Cury, explica que o Seminário abordará ações e necessidades em prol do turismo da Amazônia. “Temos projetos que visam explorar o potencial turístico da região, tendo a Amazônia como principal atrativo”.

Cury afirma que o tema “conectividade” surge pela necessidade da região em ser explorada pelos outros estados e pela própria zona Norte do País. “Nós contamos com dois projetos: o ‘Brasil Viaja a Amazônia’ e o ‘Amazônia Viaja a Amazônia’, já que o turismo da região Norte é pouco explorado até mesmo pelos nativos. Temos esse problema de conectividade”, aponta o coordenador.

“Segundo um estudo do Proecotur, o potencial turístico da região Norte, por conta da Amazônia, pode atrair cerca de três milhões de turistas, que ficariam lá, em média, 14 dias. Mas ainda não há roteiros integrados, temos poucos produtos e isso reprime a demanda”. Segundo Cury, o total de divisas que entrariam no País por conta da Amazônia pode atingir os US$ 4,74 bilhões.

Outra novidade que o Seminário traz é a parceria da Adetur Amazônia com a Brazota (Associação Brasileira de Operadoras de Viagens) para o desenvolvimento de roteiros integrados. “As operadoras que já fazem roteiros integrados e aquelas que querem fazer estão inclusas nesta parceria, que também visa divulgar, durante os próximos Encontros Comerciais da Braztoa, os nossos produtos”, destaca Cury.

Existe também a expectativa de o Banco da Amazônia anunciar o apoio à Adetur Amazônia em financiar o turismo da região. “Caso consigamos essa parceria, será um grande avanço. Teremos a oportunidade de aumentar os investimentos na região Norte”, diz o coordenador.

O Seminário de Conectividade da Adetur Amazônia será o primeiro de outros sete que ainda virão e que devem acontecer em todos os Estados da região Norte até o novembro de 2010.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/29293-adeturamazoniaseminarioturismonorte.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário