quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Oficina de lapidação melhora produções da Opala em Pedro II


Esta semana, o químico e técnico de produção do Centro de Tecnologia Mineral, Cetem, Carlos Alberto Melo Santos, está no Piauí finalizando as ações do Projeto de Desenvolvimento de Tecnologias Integrado ao Arranjo Produtivo Local, APL, da Opala, em Pedro II, (a 195 km ao norte de Teresina).

Entre as ações do projeto estavam a compra de equipamentos para a Oficina de Lapidação e Joalheria instalada no município e maquinário para beneficiamento e lavra da opala. As atividades têm com foco na melhoria das condições de trabalho no garimpo, tornando a atividade mais profissional.

Segundo Santos, o equipamento que o Cetem trouxe para o Piauí é o mesmo utilizado para o beneficiamento do ouro em outras regiões do país. “Com a utilização dessa máquina conseguimos dobrar a recuperação da opala, chegando a sessenta toneladas desse mineral. Estamos tendo um melhor aproveitamento durante o beneficiamento, podendo aproveitar aquele rejeito que antes era desperdiçado”, acrescenta o técnico do Cetem.

O equipamento instalado em Pedro II classifica a opala em três etapas, através do processo de lavagem com passagem por peneiras. Na primeira peneira, que tem 84 mm de espessura ficam apenas as opalas. O que passa dessa peneira são a areia e a opala sem valor que serão utilizadas na produção de tijolos ecológicos. Numa última peneira é descartada apenas a lama que fica numa bacia de decantação.

O APL da Opala é executado no Piauí através de parceria entre a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Sedet; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; Cetem; Financiadora de Estudos e Projetos, Finep, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia; entre outras instituições.

fonte: http://www.portalaz.com.br/noticia/municipios/148416_oficina_de_lapidacao_melhora_producoes_da_opala_em_pedro_ii.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário