terça-feira, 24 de novembro de 2009

Parreiral do Assentamento Marrecas já é atração turística


Começou a virar rotina a imagem de ônibus chegando ao parreiral cheios de turistas da região que querem conhecer o local onde o Piauí consegue produzir uva. O parreiral do Assentamento Marrecas já é uma das principais atrações turísticas do município de São João do Piauí. Quase que diariamente chegam ônibus ao local, principalmente com alunos, que vão conhecer a área onde o Piauí consegue produzir uva de qualidade, numa região, antigamente, conhecida muito mais pela falta de chuva e pelos flagelos provocados pelas secas constantes.

A primeira reação de quem chega ao Assentamento Marrecas para conhecer os 4 hectares de uva é de espanto e admiração. “Quem um dia poderia imaginar que São João do Piauí, em pleno Semiárido, um dia pudesse produzir uva em grande escala”, comenta a professora Renata Nunes, coordenadora da Unidade Escolar Deputado Paes Landim.

Renata Nunes esteve no parreiral, na manhã do último sábado (21), liderando uma turma de mais de 30 alunos da segunda série do ensino médio da escola onde trabalha, localizada na própria cidade de São João do Piauí. “Considero muito importante que o aluno conheça essa nova cultura que começa a surgir no município e passe a entender melhor o que ela representa no momento e as perspectivas de futuro que oferece”.

Ela conta que há poucos anos as frutas produzidas na região se resumiam basicamente a manga e caju. Em uva, nem se falava. Hoje, ela procura mostrar aos alunos que a abertura dessa nova fronteira de fruticultura irrigada vai permitir a geração de mais empregos e melhorar a renda da população, além de atrair mais investimentos e turistas para o município.

No Assentamento Marrecas, a pouco mais de 20 quilômetros do centro de São João do Piauí, os turistas são recebidos por técnicos que os acompanham pelo parreiral, explicando todo o processo de cultivo. Os técnicos avisam, no entanto, que as pessoas não podem pegar nos cachos, para que não comprometam a qualidade. As pessoas também conhecem outras plantações existentes na área, como as de goiaba, banana e mamão.

fonte:http://www.piaui.pi.gov.br/materia.php?id=37434

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário