terça-feira, 24 de novembro de 2009

Permissionários dos mercados do Recife são capacitados


Os mercados públicos do Recife têm muita história para contar e, claro, muito a oferecer aos visitantes. É nos mercados que se conhece de perto a cultura e a culinária da cidade. E para receber bem quem passa por lá, é preciso estar preparado. Esse é o objetivo do projeto “Comedoria Popular: Qualificação e capacitação dos profissionais de cozinha dos mercados e feiras livres do Recife” que forma, nesta segunda-feira, a primeira turma de 40 permissionários. Os alunos tiveram aulas, por três meses, sobre culinária típica do Recife, visando a melhoria dos serviços, como produção, execução e comercialização.

O projeto é um desdobramento do livro “Comedoria Popular – Receitas, feiras e mercados do Recife”, de Ana Cláudia Frazão, e conta com o apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife e da Csurb (Companhia de Serviços Urbanos do Recife). O curso beneficiou os comerciantes dos mercados de São José, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada e Casa Amarela. “Entendemos que esses treinamentos são uma grande conquista para o setor, pois os profissionais vão receber cada vez melhor os turistas”, comentou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.

Para o presidente da Csurb, Alexandre Sena, a capacitação promove a melhoria na qualidade do serviço, estimulando o público recifense a freqüentar os centros comerciais e conquistando quem visita nossa cidade. “Os mercados públicos do Recife são guardiões da nossa cultura, possuindo um grande potencial turístico e gastronômico. Por isso, o curso é uma forma de consolidar a riqueza da culinária local em um ambiente tão marcado pela história do nosso povo”, destacou.

Segundo a coordenadora e a idealizadora do curso, Ana Cláudia Frazão, está prevista uma segunda turma que está pré-aprovada para 2010, pois já existe uma lista de espera da primeira edição. “A participação e envolvimento dos alunos foram primordiais para a consolidação do curso. Era uma batalha diária, pois eles acordam de madrugada para ir ao mercado e depois seguem para o curso até de noite”, lembrou Ana Cláudia.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/nordeste/29308-mercadosrecifecapacitacao.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário