terça-feira, 24 de novembro de 2009
Prefeitura anuncia fim do Carnaval na Marechal e disputa entre escolas
Em entrevista coletiva no início da tarde de hoje (24), o prefeito de Teresina Sílvio Mendes anunciou o fim do tradicional Carnaval na avenida Marechal Castelo Branco, no centro da capital. Com o novo formato adotado, acaba também a disputa entre as escolas de samba. Em 2010, as agremiações e os blocos se apresentarão em quatro bairros da cidade, onde serão realizadas festas com trios elétricos e bandas.
A nova configuração do carnaval de Teresina prioriza uma proposta central: aumentar a participação popular. “Carnaval sem a participação das pessoas não é carnaval”, considera o prefeito. Para isso, a proposta é levar a folia até o folião. Os bairros Mocambinho (na zona Norte), Promorar (zona Sul), Satélite (zona Leste) e Dirceu Arcoverde (zona Sudeste) receberão as atrações.
A festa acontecerá simultaneamente nos quatro bairros mais populosos de Teresina. Escolas de Samba, blocos e bandas regionais se revesarão em cada noite. A prefeitura garantiu um financiamento de R$ 50 mil para cada agremiação. Confirmou ainda a contratação de um trio-elétrico para a festa.
O professor Cineas Santos, presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, faz questão de enfatizar que a presença de um trio não significa, necessariamente, o enterro do carnaval tradicional e a adesão ao formato baiano da festa. “Lá [nos bairros], será feita uma apresentação da escola e depois um trio-elétrico, o que não significa, por favor, não é um trio com axé; é um carro-de-som com apresentação de música ligada a realidade do Piauí.”
Representantes das seis escolas de samba da capital participaram da reunião. A proposta do novo formato foi apresentada por eles. “Queríamos o desfile, mas vendo o esforço da prefeitura para manter o carnaval, decidimos repensar o formato”, explica Sílvio Arêa Leão, da Ziriguidum.Porém, esse novo formato pode durar pouco. As escolas decidiram trabalhar juntas para, já em 2011, retornar ao desfile tradicional. A ideia é viabilizar a festa através de financiamento público e privado
fonte:http://www.portalaz.com.br/noticia/arte_e_cultura/148847_prefeitura_anuncia_fim_do_carnaval_na_marechal_e_disputa_entre_escolas.html
Ismailon Moraes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário