quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Turismo de São Paulo ganha Mapa das Sensações


A ideia surgiu em 2002, mas somente este ano saiu do papel. Depois de nove meses de elaboração, o Mapa das Sensações da cidade de São Paulo é lançado. "O objetivo é trazer um olhar mais humano e emotivo para a cidade. Para conhecer São Paulo de verdade, o turista deve experimentar e sentir o que a capital tem de melhor. O Mapa é o primeiro passo que damos para a construção da identidade de São Paulo. Conseguimos transformar a cidade em algo que pode ser sentido", afirma Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo, ao apresentar o novo produto turístico nesta terça-feira (24/11), no Mercado Municipal de São Paulo.

O Mapa retrata os 100 atrativos turísticos da cidade mais buscados, de acordo com um levantamento feito com mais de 2.500 pessoas, entre moradores e visitantes. Desses 100 pontos, os 20 locais mais votados foram selecionados para passar por teste de sensações. São eles: Mercado Municipal, Sala São Paulo, Mosteiro de São Bento, Edifício Altino Arantes, Estação da Luz, Museu do Futebol, Teatro Municipal, Autódromo de Interlagos, Sambódromo, Estádio do Pacaembu, Pinacoteca, Parque Estadual da Cantareira, Zoológico, Museu da Língua Portuguesa, Catavento Cultural, Masp, Pico do Jaraguá, Catedral da Sé, Parque Villa0Lobos e Parque Ibirapuera.

Cerca de 40 turistas - nacionais e estrangeiros - visitaram esses atrativos e prestavam depoimentos amparados por um decodificador vocal que confirmava ou não as emoções informadas por eles. O resultado é um descritivo das sensações que o turista pode encontrar nessas 20 atrações com declarações que traduzem sons, imagens, gostos, aromas e toques. "Esse Mapa representa, de fato, a porta de entrada para o turista vivenciar São Paulo de forma única e diferente", destaca Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo. A publicação está disponível em três idiomais - português, inglês e espanhol - e será distribuída nas Centrais de Informação Turística, nos roteiros do Turismetrô, em hotéis, albergues e táxis. Foram feitos 195 mil exemplares.

Todo o conteúdo do mapa também poderá ser acessado pelo site www.mapadassensações.com.br e por meio de um audiolivro, voltado principalmente para pessoas com deficiência visual. A SPTuris produziu 600 exemplares, sendo 400 português, 100 em inglês e 100 em espanhol. Eles serão espalhados entre as instituições especializadas no atendimento a pessoas com deficiência visual. A gravação do audiolivro tem 58 minutos de duração e inclui sons típicos da metrópole.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1024&pStrLink=3,108,0,51676&IndSeguro=0

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário