quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Anac aprova limitação de voos em Guarulhos


A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou ontem a restrição de qualquer tipo de voo no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) para 45 pousos e decolagens por hora. Em horários de pico, o terminal registra até 49 voos por hora. A medida vai afetar principalmente os voos charter e fretados, porque as companhias regulares já vinham operando dentro desse limite. Com a mudança, a Anac pretende garantir tempo adequado de embarque ao passageiro.

A mudança foi criticada pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) e por especialistas do setor. Com a restrição, todos os novos voos deverão ser transferidos para o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão) e Confins (Minas Gerais). A TAM informa que a restrição não vai afetar sua operação em Cumbica.

A presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, afirmou que os próximos aeroportos que deverão ter a operação restrita são os de Brasília e Viracopos (Campinas), o que deverá ocorrer só no segundo semestre do ano que vem.

A limitação nos aeroportos vai custar uma desaceleração na expansão da aviação comercial. De acordo com Solange Vieira, o fluxo de passageiros transportados no país em 2010 deverá ficar em 8%, desempenho parecido com o do ano passado, de 7,4%. Para 2009, a presidente da Anac estima expansão de até 12%.

fonte:http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2009/12/02/anac-aprova-limitacao-de-voos-em-guarulhos.jhtm

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário