Victor Salcedo acredita que eventos farão com que rede hoteleira busque ajuda profissional para se renovar.Se há um setor do turismo nacional que tem a absoluta certeza de contar com um intenso crescimento nos próximos anos, este é o de hotelaria. Tanto a Copa de 2014 no Brasil quanto a Olimpíada de 2016 no Rio devem alavancar o mercado, criar novos empregos e gerar lucros para o País. O crescimento, porém, terá como efeito colateral uma maior competitividade e necessidade de oferecer o melhor serviço possível aos milhares de turistas que irão desembarcar por estas terras nos próximos anos. É neste momento que as consultorias de hotelaria ganham importância.
Para se ter uma ideia do que significa este novo momento do Brasil, um dos nomes mais conhecidos do ramo no Rio, o chileno Victor Salcedo, ao perceber as mudanças de rumo da hotelaria nacional, já está de volta à cidade após dois anos a ajudar na inauguração da Murdeira Village, na Ilha do Sol, em Cabo Verde. Diretor da Victor Salcedo Consultoria, ele já trabalhou em hotéis de ponta como Fiesta Bahia Hotel, Premier Copacabana e Grand São Luís Hotel, entre outros, além da Secretaria do Turismo do Ceará, da Secretaria do Turismo da Bahia e da Prefeitura de Camaçari (BA). Prova de sua competência está em alguns prêmios e homenagens recebidos nos passado. Exemplos são o reconhecimento como melhor gerente geral da rede Othon pela forma mais ativa no incremento na gestão das Vendas e dos Resultados do hotel, e cidadão honorário de Fortaleza, concedido pela Câmara dos Vereadores da cidade. Mais informações sobre seu trabalho podem ser encontradas em www.victorsalcedohotelaria.com.br.
“Este é o momento que as redes hoteleiras precisam pensar em melhorar a sua qualificação para bem atender os milhares de turistas que chegarão ao Brasil nos próximos anos”, comenta.Victor Salcedo teve o primeiro contato na profissão no Sheraton San Cristobal, em Santiago do Chile, como mero auxiliar do departamento pessoal. Isso em meados dos anos 70. Hoje, com mais de 30 anos de experiência na área, já pode dizer que exerceu os cargos de diretor de hotéis, diretor regional e diretor na África Ocidental. Em 95, porém, preferiu usar toda a experiência no segmento para inaugurar uma consultoria.
“Achei que poderia oferecer todos meus conhecimentos para ajudar a melhorar a rede hoteleira. Tenho um interesse grande por essa área, busco sempre aprender novas lições e este é o momento do setor qualificar seu atendimento, principalmente no Rio, que precisa melhorar sua qualificação para a realização do maior evento esportivo do planeta”, afirma Victor. Que “novas lições” seriam essas? “Acredito que a rede brasileira precisa aposta mais em funcionário polivalentes, ou seja, que podem desempenhar diferentes funções dentro das unidades. O uso da internet, principalmente em relação às reservas, também deve ser mais trabalhado porque essa é a tendência do futuro”, explica.
Os objetivos de sua consultoria são minimizar os riscos do empreendimento, ao buscar interpretar e analisar informações para potencializar a operação e, desta forma, maximizar a rentabilidade no tempo e nos resultados. A maneira de trabalhar não é tão complexa. Há uma divisão de segmentos como “Alimentos e Bebidas e Diversos”, “Hospedagem” e “Marketing”. Cada aspecto é estudado e avaliado nos seus pontos fracos e fortes para uma estratégia ser elabora logo em seguida, com o objetivo claro e simples de reduzir custos e aumentar o lucro.
“Normalmente nos hospedamos um dia e avaliamos todos os aspectos. Depois oferecemos o nosso serviço ao gerente de hotel. Ele pode nos contratar para fazer consultoria de um só serviço ou para analisar todo o estabelecimento. Começamos o trabalho e, a cada final de mês, divulgamos um balanço com uma análise detalhada do empreendimento. É basicamente um investimento que um grupo pode fazer. O problema é que essa visão de investimento em consultoria é muito forte na Europa, enquanto no Brasil muitos empresários ainda veem nosso trabalho como gasto. Agora, com a Copa e a Olimpída, espero que essa visão possa mudar”, torce Victor.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/hotelaria/29587-famoso-consultor-de-hotelaria-garante-copa-e-olimpiada-devem-alavancar-o-segmento.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário