terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Segmentação turística é tema central de encontro em Brasília


A segmentação turística é um dos alicerces trabalhados pela política publica proposta pelo Ministério do Turismo desde sua criação, em 2003. Com o passar dos anos, a pasta tem dado mais atenção a este ponto e, neste contexto, a cúpula do MTur participou do 2º Encontro Nacional de Segmentação, nesta segunda-feira, em Brasília. A idéia é propor soluções para os gargalos que travam o desenvolvimento dos segmentos turísticos no País.

O evento reuniu na capital federal integrantes do trade turístico nacional, representantes de outros ministérios, prefeitos e estudiosos do setor. Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, é fundamental que a pasta dê seqüência ao trabalho de segmentação do setor.

A linha de pensamento do MTur busca atender à uma crescente demanda de mercado, voltada para os segmentos de Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Cultural, Turismo Náutico, Turismo de Pesca, Turismo de Negócios e Eventos, Sol e Praia, Turismo Rural, Turismo de Estudo e Intercâmbio. Todos esses acompanhados do Turismo Social.

Para o secretário executivo do MTur, Mário Moysés a estratégia de segmentação adotada é vitoriosa. “Este trabalho é um legado que o próximo governo poderá usufruir. Entretanto, temos muito trabalho, já que há dificuldades para estruturar e vender estes produtos turísticos. É preciso dar mais passos a diante para remoção de obstáculos e para o desenvolvimento do setor”, alertou.

Produto

No encontro, o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Ricardo Moesch fez o lançamento da cartilha “Turismo Acessível”. Em quatro volumes, o manual reúne informações sobre a legislação e direitos da pessoa com deficiência, além de normas técnicas e orientações para promoção da acessibilidade em estabelecimentos turísticos.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/29616-segmentacao-turistica-e-tema-central-de-encontro-em-brasilia.html

Ismailon Moraes

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