
Para se chegar na Cachoeira do Urubu Rei são necessárias duas horas, tempo necessário para percorrer seis quilômetros em caminhos abertos na mata.

A cachoeira fica na Serra dos Matões e seu acesso é feito por estrada, mas pé necessário caminhar por caminhos aberto na floresta em uma extensão de dois quilômetros. Do centro da cidade para a cachoeira a distância é de 14 quilômetros.
O presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Pedro II (Acontur), Cleandro Oliveira, diz que existem três biomas no caminho de acesso á Cachoeira do Salto Liso. Nas trilhas iniciamente o visitante passa pelos cerrados, com mata com árvores de troncos retorcidos e campos abertos como campinas.
Durante a viagem, no trecho do bioma cerrado, existe um pequeno trecho de estrada de tijolos amarelos.

Cleandro Oliveira diz que as cavernas têm dois metros de profundidade e quatro de comprimento. Segundo ele, quando existe mais água escorrendo na caverna, as pessoas usam o local para banhar aproveitando a água parada como se fosse pequena piscina.
As águas da Cachoeira do Salto Liso escorrem por 26 metros durante este período, mas quando as chuvas são fortes a queda d´água tem 29 metros de altura. O peso da água sobre as costas das pessoas relaxa os músculos e a água é muito fria. “Os visitantes gostam muito quando chegam cansados na cachoeira e relaxam com a água fria e cristalina”, diz Cleandro Oliveira.

O lugar tem fortes ventos, quase sempre frios. O Morro do Gritador se estende por toda uma área verde. Seu nome, segundo Cleandro Oliveira, vem de duas histórias diferentes. A lendária conta que vaqueiros estavam campeando e levando o gado para outro campo quando um boi caiu, o vaqueiro foi atrás montado em um cavalo e também caiu com o animal. Na hora de cair no precipício, o vaqueiro soltou um grito e seus companheiros nunca acharam seu corpo.
A outra versão, que pode ser comprovada na prática, é que a pessoa poide gritar do alto do Mirante do Morro do Gritador que as 20 famílias que moram 280 metros abaixo na localidade Caranguejo, de Pedro II, podem escutar.

Também é possível jogar galhos leves, bonés e chapéus de palha no desfiladeiro que ele volta para o mirante. Cleandro de Oliveira explica que isso ocorre porque a força centrípeda (que vem de baixo) bate no paredão e com que o vento suba devolvendo o pequeno galho ou o leve objeto de volta para as mãos de quem jogou.
fonte:http://www.meionorte.com/meunovopiaui,cachoeiras-e-morro-do-mirador-atrem-turistas-para-pedro-ii,114014.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário