terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Ceramistas do Poti são destaque na TV Brasil
O programa Mobilização, da TV Brasil, foi até o bairro do Poti Velho, em Teresina, no último final de semana. O bairro cultiva a tradição do artesanato em argila. Apesar disso, a comunidade era fragilizada, com baixa perspectiva negócios e não havia agregação de valor aos produtos Isso, reduzia consideravelmente a auto-estima dos ceramistas.
O Poti possuia cerca de 120 artesãos. A maioria produzia filtros, jarros e tijolos de barro em barracões improvisados. A partir do ano 1998, os artesãos organizaram-se em uma associação. Surgiu então a ACERPOTI - Associação dos Artesãos em Cerâmica do Bairro Poti Velho, que hoje beneficia cerca de 600 famílias.
Através da ACERPOTI, foi possível realizar a capacitação dos artesãos no fabrico de peças de qualidade, voltadas, principalmente, para decoração e arte santeira. A partir de então, a cerâmica do Poti passou a ter mais destaque e valor agregado. Tudo isso foi mostrado pela TV Brasil. No estúdio do programa Mobilização, o apresentador Luis Carlos Vasconcellos conversou com Wanesa Nemer, da Nemer consultoria em projetos e Luciana Vale, presidente da Ancorart – Associação dos Artesãos do Vale do Urucuia.
O Mobilização vai ao ar todo sábado, às 9h, pela TV Brasil e apresenta iniciativas, tecnologias e soluções sociais bem sucedidas, que garantem educação, renda, trabalho e melhores condições de vida nas comunidades pelo país a fora. O programa tem o formato de revista eletrônica e traz reportagens de campo, apresentando uma ou duas tecnologias sociais sobre um mesmo tema.
fonte:http://www.portalaz.com.br/noticia/teresina/152434_ceramistas_do_poti_sao_destaque_na_tv_brasil.html
Ismailon Moraes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cursos via Internet
ResponderExcluirO SEBRAE possui cursos de qualificação profissional à distância, realizados pela Internet, que tem como propósito o desenvolvimento de competências que atendam às necessidades da sociedade e da formação do empreendedor, ideal para artesãos.
O SEBRAE conceitua competência como "a faculdade de mobilizar conhecimentos / saberes, atitudes e habilidades / procedimentos para um desempenho satisfatório em diferentes situações de vida: pessoais, profissionais ou sociais do artesão".
Qualquer pessoa pode ter acesso, gratuitamente. Basta se inscrever pelo site do SEBRAE (http://www.sebrae.com.br/). São diversos cursos, à disposição dos artesãos que querem se capacitar e investir num futuro melhor.
Conheça os cursos do SEBRAE pela Internet, apropriado para o artesão!
Análise e Planejamento Financeiro
Aprender a Empreender
Como Vender Mais e Melhor
D´Olho na Qualidade
Iniciando um Pequeno Grande Negócio
BR artesanato.com