sábado, 23 de janeiro de 2010

Chuvas acima da média mudam roteiro de turistas no Nordeste

Quem esperava ver o sol do verão brilhar nas praias do Nordeste teve que se contentar com uma semana de chuva e céu nublado em boa parte da costa litorânea. Ao contrário de outros verões, o mês de janeiro de 2010 vem registrando tempestades e até mesmo trovoadas na região.

Nesta semana choveu forte em Alagoas, Pernambuco e Paraíba. A previsão aponta para mais temporais na semana que vem. Na terça-feira (19), por exemplo, choveu em Maceió (AL) mais do que o esperado para todo o mês. Segundo o Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas (Icat-Ufal), foram 70 milímetros em apenas quatro horas. A média histórica para o mês é 60 mm.
Em Pernambuco, o cenário era semelhante: até o dia 20, o Estado já registrava 16% mais chuvas que o esperado para todo o mês. Duas pessoas morreram por conta de um raio que caiu no município de Ribeirão. Já na Paraíba, o litoral também sofreu com transtornos por conta das fortes chuvas no início da semana, com queda de raios e blecaute em 26 cidades.

O tempo deve continuar fechado na costa nordestina até a primeira quinzena de fevereiro - quando acontece o Carnaval. De acordo com previsão feita pelo Icat-Ufal, a estimativa é que a próxima semana comece com chuvas e trovoadas.

Operadoras mudam roteiros
Apesar de a chuva ter adiado os passeios praianos no início da semana, o setor turístico aposta na criatividade para preencher a lacuna no roteiro e não estragar o passeio. O diretor executivo de um dos maiores grupos de resorts de Alagoas e operador de turismo, Glênio Cedrin, afirma que o tempo nublado acaba levando os turistas para locais fechados, como feiras de artesanato, museus e shopping.

fonte:http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/01/23/ult5772u7150.jhtm

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário