sábado, 23 de janeiro de 2010

Copa pode gerar 46 mil vagas em turismo no Paraná

O grande fluxo de turistas que circularão no Brasil durante a Copa 2014 exigirá uma preparação à altura das 12 cidades-sede. Mas para o vice-prefeito de Curitiba e membro do comitê da Copa paranaense, Luciano Ducci, não basta uma preparação focada apenas na competição. Para ele, o evento abre novas oportunidades de investimento e criação de empregos que devem ser aproveitados como legado para Curitiba.

Dados da Associação Comercial do Paraná (ACP) apontam para a criação de 46 mil empregos no setor hoteleiro, gastronômico e comercial até 2014 em função da Copa do Mundo, um crescimento de 50%. O comércio do Paraná emprega atualmente 80 mil pessoas, enquanto bares, restaurantes e hotéis somam 12 mil vagas.

Nas projeções da ACP, o aumento das vagas virá acompanhado da abertura de aproximadamente 100 bares e restaurantes e de dois mil leitos em hospedagens. “Isso dependerá de fatores econômicos, mas é esperado um aumento em torno de 15% (na abertura de estabelecimentos)”, diz Paulo Roberto Brunel Rodrigues, presidente da ACP e membro do comitê da Copa de Curitiba.

Para dar conta da expansão, um dos principais desafios será a qualificação dos setores que fornecem os serviços essenciais para atender os turistas durante a Copa. “O turismo é composto de diversos setores, inclusive segurança e infraestrutura, e precisamos que todos se alinhem num mesmo propósito”, diz Marco Antônio de Oliveira Fatuch, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Curitiba (Sindotel-Ctba).

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/estados/30694-copa-pode-gerar-46-mil-vagas-em-turismo-no-parana.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário