terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Piche despejado no mar do Piauí mancha turismo no litoral
Pescadores, donos de barracas e turistas ainda estão atônitos com os resíduos de petróleo que tomaram de conta das praias de Atalaia a Macapá. No último final semana, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente do estado, após receber denúncia, esteve na região e identificou que o produto preto e viscoso que chegou às praias trata-se de resíduo de um derivado de petróleo usado para limpeza de navios, o piche.
De acordo com o secretário Dalton Macambira, o relatório sobre o caso já está concluído e será encaminhado para a Marinha ou para a Capitania dos Portos em Parnaíba. “Ainda estamos analisando qual a melhor instância para o envio do relatório, pois é preciso identificar a nacionalidade dos navios e que providências sejam tomadas. Com certeza a substância veio de alto mar, território da Marinha”, disse.
A região do litoral do Piauí é rota de navios que seguem, por exemplo, para o Caribe e Golfo do México. Ainda segundo Dalton Macambira, a mancha não é continua e tudo que tinha que chegar às praias já chegou. A substância é gelatinosa e ao chegar à areia se solidifica. O secretário disse ainda que não houve registro de animais mortos por conta do produto.
“Passei o final de semana no litoral e não foi possível ficar na areia ou banhar em Atalaia e Peito de Moça, meus filhos ficaram pretos. A dona de um bar na praia Peito de Moça disse que nunca havia visto aquilo. Um casal de turistas de fora do Piauí estava indignado por ver a praia tão suja e imprópria para banho, ficando com uma péssima imagem do estado. Tudo isso é lamentável, nunca vi o litoral tão sujo”, disse ao Acessepiauí a administradora Edelene Márcia.
fonte:http://www.acessepiaui.com.br/geral/piche-despejado-no-mar-do-piau-mancha-turismo-no-litoral/9736.html
Ismailon Moraes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário