quinta-feira, 4 de março de 2010

CBCVB participa de encontro da OMT com potências do turismo

O vice-presidente da CBCVB (Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux_ e presidente da Federação de CVBx de São Paulo, Márcio Santiago, viajou a Johanesburgo, na África do Sul, entre 23 e 26 de fevereiro, onde participou das primeiras reuniões de 2010 entre a OMT (Organização Mundial do Turismo) e representantes das 19 maiores economias do mundo e da União Européia, para discutir temas como a sustentabilidade do turismo mundial e mega eventos.

“Discutimos a nova configuração, na qual o turismo passa a ser visto como setor determinante para a manutenção da economia mundial, agora agimos intrinsecamente deste a geração de empregos a melhorias na infraestrutura, e mais recentemente somos notados como fator preponderante na preservação ambiental”, comentou Santiago. Ele participou do Encontro dos Ministros do G-20 e do Seminário sobre Turismo, Esporte e Mega Eventos.

Representando a CBCVB – que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente dos Membros Afiliados da OMT – Márcio Santiago defendeu a troca de experiências das visões estratégicas entre os países que realizaram e os que realizarão eventos esportivos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. “São oportunidades de desenvolvimento, melhorias econômica e social e exposição e promoção da nação junto à comunidade mundial”, disse.

Estimativas da OMT apontam que a indústria do turismo gera 5% do PIB (Produto Interno Bruto) e por 6% dos empregos no G-20. Juntos, esses países respondem por 68% do fluxo mundial de turistas (estimado em 634 milhões de desembarques, em 2008) e 73% da receita gerada pelo setor (estimada em US$ 830 bilhões, igualmente em 2008). É esse peso que os ministros reunidos em Johanesburgo querem demonstrar às populações e aos líderes políticos de seus países.

De acordo com Santiago, o Brasil foi muito citado nos dois eventos por sua posição crescente junto a ICCA e por conta das ações estratégicas que o Governo Federal vem implantando em parceria com a iniciativa privada objetivando uma maior visibilidade junto ao público internacional. “Os organizadores e patrocinadores têm olhado para o Brasil com outros olhos. A realização da Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas são a prova disso e o legado desses eventos será incalculável e definitivamente, abrirá outras possibilidades para recebermos eventos de grande impacto”, comenta.

Como membro afiliado, a CBCVB é uma entidade de destaque. Engloba em sua rede dez Federações de Convention & Visitors Bureaux e 110 CVBx associadas, atuante em todo o território nacional, que somam mais de 4,7 mil mantenedores e/ou associados. A participação da Confederação na reunião do T-20 foi um marco histórico no processo de crescimento da entidade. “Trata-se de um conselho de altíssimo nível, onde temas estratégicos com visão globalizada, são tratados e encaminhados para o fortalecimento do setor. Discutimos soluções para o efetivo combate as crises econômicas e como o T20 poderá atuar”, conclui Santiago. Ainda segundo ele, a comitiva brasileira formada, dentre outros, pelo ministro do Turismo, Luiz Barreto, pelo secretário nacional de políticas de Turismo, Carlos Silva e pelo diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, desempenharam um papel importante para a boa aceitação do Brasil durante os eventos da OMT.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/31642-cbcvb-participa-de-encontro-da-omt-com-potencias-do-turismo.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário