domingo, 21 de março de 2010

Congresso em Brasília destaca produtos artesanais do Piauí

A cultura e o artesanato piauienses estiveram presentes, em Brasília, durante o III Congresso Consad de Gestão Pública, que reuniu 1.700 pessoas do Brasil e de outros países, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no período de 15 a 17 deste mês. O estande do Piauí montado no evento atraiu diversos visitantes que tiveram a oportunidade de degustar produtos típicos do Estado e ver apresentações de artistas piauienses.

O estande foi organizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Social Nação Piauí e a Secretaria da Administração, através da Diretoria de Modernização.

Foram mostrados peças artesanais, como a cerâmica da Serra da Capivara, redes, tapetes, esculturas e produtos como castanha de caju, doces, bolos de farinha de babaçu com chocolate e a tradicional cajuína, que fez muito sucesso entre os participantes do evento.

A reitora da Universidade Estadual de Alagoas, Lardinege Fernandes, visitou o estande e degustou produtos típicos. Disse ainda que gostou de tudo que o Estado mostrou, como o trio de sanfoneiros, os Irmãos Albino. “Foram atividades que dão visibilidade às riquezas do Estado. Estão de parabéns.” O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, Sérgio Ruy Guerra, visitou o estande em companhia do governador Wellington Dias, da secretária Regina Sousa e do superintendente do Escritório de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John. Sérgio Ruy disse que há um grande interesse do Brasil em conhecer o Piauí, um dos Estados que tem uma excelente administração.

“E tem ainda uma cultura muito forte e bonita e uma história integrada com todas as lutas de libertação do Brasil, que só contribui para o sucesso do congresso”, disse. Sérgio Ruy afirmou que a secretária Regina Sousa é uma das principais forças dentro do Consad, pois tem uma atuação longa e muito positiva. “E, para nós, é uma satisfação ter o Piauí participando do nosso evento.” Em Brasília, vivem cerca de 300 mil piauienses. Segundo o agente cultural Aldar Campos Braga, eventos como o Congresso do Consad são interessantes, porque trazem lembranças do Estado para quem vive longe. Além dos produtos, um vídeo mostrou as belezas do Estado para quem visitou o estande. As artesãs piauienses Márcia Andrade e Marcilene Pires mostraram joias artesanais em prata e opala. Márcia Andrade destacou que o evento dá oportunidade às pessoas de expor o que produzem e de divulgação e de contato com pessoas de outros Estados.

fonte:http://180graus.brasilportais.com.br/cultura/congresso-em-brasilia-destaca-produtos-artesanais-do-piaui-307748.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário