quarta-feira, 7 de abril de 2010

THE: Centro de Convenções está com a obra totalmente parada

As obras do Centro de Convenções do Piauí estão totalmente paralisadas. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil- Sitricom, Raimundo Ibiapina. Segundo ele, o motivo da paralisação dos funcionários é a falta de pagamento dos salários por parte da construtora responsável pelo andamento da obra, a Econ Construção, do Estado de São Paulo, contratada pelo Governo do Estado do Piauí.

A construtora vem alegando que o governo não vem repassando os recursos necessários para o andamento das atividades do Centro de Convenções, mas Ibiapina afirma que sem a execução de serviço não há disponibilidade de recursos. Ele menciona ainda que a empresa responsável possui mais de 40 processos na justiça por condutas irregulares.

"A empresa diz que só retor-na os serviços se tiver o repasse, mas à medida que não é feito nada na obra, não tem condições dos recursos financeiros serem adiantados, isso não existe em lugar nenhum. Várias reuniões foram feitas com os representantes desta construtora, sem avanços. Isso nos leva também a questionar como uma empresa como esta consegue a licitação de uma obra por parte do governo", disse Ibiapina.

Neste momento, todos os funcionários contratados em janeiro deste ano estão sob aviso-prévio e sem perspectiva para receber os salários em atraso e os direitos trabalhistas vigentes por lei. "Os trabalhadores que estão de aviso vão ao Centro somente para dar uma olhada, mas sem realizarem qualquer serviço.

Já aqueles que foram demitidos em dezembro do ano passado estão, até agora, sem a rescisão do contrato de trabalho e sem nenhuma previsão de serem assistidos", disse o presidente do Sitricom, Raimundo Ibiapina.

A obra que no início já contou com mais de 150 funcionários - vem se arrastando desde janeiro de 2009 e conta apenas com pouco mais de 70 trabalhadores. A previsão de entrega era dezembro do ano passado. De lá para cá, foram três paralisações realizadas. E poucas negociações entre as partes envolvidas.

A Diretoria de Relações Institucionais e Projetos Especiais (DRIPE) da Piemtur vem intermediando pelo Governo do Estado sobre o assunto. A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria do órgão, mas não obteve resposta.

fonte:http://www.tvcanal13.com.br/noticias/thecentro-de-convencoes-esta-com-a-obra-totalmente-parada-98519.asp

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário