São mais de trezentos atores que encenam a Via Sacra de Jesus Cristo na cidade cenográfica de Floriano, o segundo maior teatro a céu aberto do nordeste. Toda a cidade foi construída para reproduzir fielmente a Jerusalém do tempo de Cristo e milhares de pessoas vão assistir ao espetáculo desde 2000, quando começou a ser apresentado lá.
Este ano, a Paixão de Cristo conta com a presença de celebridades como a ex-miss Piauí Priscila Karine, interpretando Salomé, a atriz regional Lari Salles, no papel de Maria, o ator Global Marco Pigossi, encarnando Pilatos e ainda uma participação especial com o ator português Ricardo Pereira, interpretando o personagem Caifáz. Serão mais de 350 atores e figurantes locais dando vida a um evento que vem comovendo e atraindo milhares de pessoas a cada ano.
Esta é a 15ª edição da montagem que é realizada pelo grupo Escalet dirigido por César Crispim. A novidade, este ano, fica por conta da nova estrutura que foi montada no Teatro Cidade Cenográfica. Os palcos que já eram grandes, agora estão ainda maiores. Os palácios, que são uma cópia fiel da Judéia na época de Cristo, foram triplicados. No total são 4 cenários construídos e 7 cenários naturais.
E para fechar a encenação da Paixão de Cristo foi exibida, após o espetáculo, a 3ª edição do Piauí Mix, que este ano traz quatro atrações: o cantor gospel nacional Eros Biondini, a banda Ministérios dos Discípulos e os Djs de Gospel Momo e Xandão.
Paixão de Cristo e Grupo Escalet
O espetáculo é realizado pelo Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, de Floriano, que possui uma trajetória de 20 anos de serviços prestados para a comunidade piauiense, seja participando de festivais e mostras de teatro ou desenvolvendo atividades sócio-culturais e econômicas.
A montagem do espetáculo Paixão de Cristo pelo Escalet já foi vista por mais de dois milhões de espectadores em mais de 156 apresentações no Teatro Cidade Cenográfica e em praças públicas do país. É considerado o maior evento cultural do Piauí, um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 20 mil espectadores por ano.
O Escalet, junto com o repentista Pedro Costa, foi o primeiro grupo a aprovar projeto no Ponto de Cultura e ao longo de sua história, Crispim revela que todos os grupos de dança, de teatro e folclore de Floriano saíram do Escalet.
fotos:Do Uol / FOTOS: Otávio Almeida / UOL
fonte:http://180graus.brasilportais.com.br/cultura/paixao-de-cristo-em-floriano-e-destaque-em-site-nacional-fotos-312610.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário