Com a realização, num curto período de tempo, da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016, o Brasil – que já é líder na América do Sul e um dos destinos emergentes no mundo na realização de eventos internacionais - ganha condições de atingir novo patamar na sua promoção como destino turístico global. Para ampliar essas conquistas, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) faz o lançamento no Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira (6), do novo Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais.
Na ampliação do Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais, até hoje concentrado em eventos associativos, o foco volta-se para eventos esportivos. A promoção do Brasil como sede dos dois maiores eventos esportivos do mundo, a infra-estrutura legada e a exposição do País em nível mundial, cria condições excepcionais para atrair os eventos internacionais de esportes relacionados com estas modalidades.
Cerca de 240 eventos internacionais podem potencialmente ocorrer no Brasil. As 32 federações brasileiras de esportes, ligadas a entidades internacionais, serão parceiras fundamentais na captação desses eventos.
“O objetivo principal não é apenas trazer os eventos para o Brasil, mas diversificar as cidades que os recebem e trabalhar para prolongar a permanência deste turista no país, de forma a ampliar o volume de dividas gerado, beneficiando as economias e sociedades locais”, disse a presidente da Embratur, Jeanine Pires.
Meetings Brasil
As principais ações do programa incluem a coordenação e a confecção de dossiês de candidatura, a apresentação da cidade que pretende sediar o encontro para os membros da comissão internacional — que define sobre a cidade-sede —, a produção de material promocional próprio do evento e ainda o envio de material sobre o Brasil para dirigentes de associações internacionais.
A estratégia envolve identificar todas as modalidades esportivas que fazem competições mundiais ou fases regionais que possam ser sediados no Brasil, aproveitando os equipamentos esportivos existentes e que serão construídos para os Jogos Mundiais Militares 2011, Copa 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016.
Um novo programa, o Meetings Brasil, será articulado para promoção do segmento Mice (Meetings, Incentive, Congress & Exhibitions) – que movimenta US$ 30 bilhões no mundo –, reunindo as várias entidades do segmento, além de associações esportivas. O objetivo é promover o Brasil como destino com infraestrutura para sediar qualquer tipo de evento internacional.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/governo/32839-copaolimpiadaprogramaembraturmeetingsbrasil.html
Ismailon Moraes
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