segunda-feira, 3 de maio de 2010

Empresas de ônibus tentam "retomar" passageiro de avião

Com o início da baixa temporada, as empresas de ônibus estão lançando promoções e adotando estratégias já experimentadas no setor aéreo para conquistar novos passageiros e atrair os que trocaram a rodoviária pelo aeroporto.

"Consideramos o avião um concorrente e queremos trazer passageiros de volta", afirma Antonio Sá, gerente de Marketing e Comercial da 1001. A preocupação não é à toa. No primeiro trimestre deste ano, o fluxo de passageiros transportados no setor aéreo no mercado doméstico registrou alta de 35,04%, de acordo com dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Para reconquistar o passageiro, a 1001 oferece tarifa mais baixa para o trecho Rio-São Paulo, a partir de R$ 59,70, com parcelamento em até três vezes para quem se dispõe a embarcar em Niterói. A promoção começou dia 28 passado. Segundo Sá, a lógica é a mesma usada pelas companhias aéreas, que oferecem bilhetes mais baratos para quem se dispõe a viajar a partir de aeroportos mais distantes do centro da cidade.

"As companhias aéreas trabalham com preços variáveis, de acordo com os horários de maior demanda. Queremos caminhar na mesma direção", afirmou ele. A ideia é estender a promoção para outros trechos, como São Paulo-Florianópolis e Rio de Janeiro-Campos dos Goytacazes a partir do próximo mês. A expectativa com a promoção é um aumento de 15% nas vendas de passagens.

Já a Itapemirim aposta no conforto para atrair o passageiro. "O avião pode ser mais rápido, mas no ônibus o passageiro tem mais conforto, tem televisão... Aqui não tem banco apertado", afirma Emílio Martins, gerente nacional de Vendas da Itapemirim. A empresa oferece desconto no preço do semileito no trecho Rio-São Paulo. Nos dias de menor procura (terça, quarta, quinta e sábado), o bilhete sai por R$ 76.

Outros trechos também estão com valor promocional, como Rio-Porto Alegre. A passagem mais barata sai por R$ 70 e a mais cara por R$ 169. A Itapemirim investe ainda em programa de fidelidade. A empresa diz ter um cadastro com cerca de 70 mil clientes. Desse total, 20 mil ativos. Na prática, após dez trechos viajados, o cliente ganha um de graça.

A disputa promete ser acirrada. Uma consulta aos sites de algumas companhias aéreas mostra que um bilhete do Santos Dumont até Campinas sai por R$ 114,42 (incluindo a taxa de embarque) pela Azul. A TAM anunciou ontem uma promoção para viagens até 14 de maio, desde que a compra seja efetuada até as 6h da próxima segunda-feira. A ponte aérea Rio-São Paulo tem preço a partir de R$ 133 (por trecho, o valor não inclui taxas). Outros destinos também estão com valores mais baixos. Em cada aeronave, a companhia terá 20 assentos vendidos com preço promocional.

fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u729019.shtml

Ismailon Moraes

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