quinta-feira, 27 de maio de 2010

Fundação suíça participa de seminário sobre turismo no Amazonas

A Amazônia é importante para o turismo e o turismo é importante para a Amazônia. Essa é a máxima que marcou, nesta segunda-feira, a participação da fundação suíça New 7 Wonders of Nature no seminário Meeting Amazônia, um encontro de lideranças e personalidades ligadas à preservação da maior floresta da Terra, promovido pela Adetur (Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte).

Representada por Jean Paul de la Fuente, a New 7 Wonders promove a votação das sete maravilhas do mundo, que ocorrerá no dia 11 de novembro de 2011. Amazônia e Foz do Iguaçu representam o Brasil na disputa. Na votação anterior, ocorrida em 2007, o Cristo Redentor foi um dos escolhidos. O suíço explica que, quando um país é selecionado para a premiação, o turismo cresce de forma acelerada. “O entusiamo do povo quando seu país é ganhador fomenta, por si só, o turismo local. Petra, na Jordânia, por exemplo, triplicou o número de turistas um ano após a participação na campanha”, afirma.

Fuente aponta que a cobertura midiática sobre a votação também contribui fortemente para obtenção de resultados positivos. “Os meios de comunicação ajudam a fomentar o destino. Há uma conexão emocional que ocorre também pelo fato de o lugar ser eleito uma das sete maravilhas do mundo”.

Amazônia

Divulgando o lado brasileiro, Aristides Cury, consultor da Adetur e da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, comenta a necessidade de se desenvolver o turismo no pólo amazônico. “Apenas 2% do turismo que é praticado no Brasil vai ao Amazonas. Ainda assim, é interessante pensar que esses números são produzidos pelo turismo de negócios, que se concentra unicamente em Manaus”, explica.

O trabalho da Adetur de difusão do destino está sendo feito em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Queremos aplicar no Amazonas o excelente modelo que foi utilizado no Nordeste. Precisamos quebrar o círculo de não haver demanda por não haver oferta de voos, estrutura e afins”, elucida Cury.

A Adetur promove ainda, nesta terça-feira, o seminário “Turismo: Alternativas de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia” em São Paulo.

Serviço
Meeting Amazônia
Data: 25 de maio
Horário: das 9h às 18h
Local: Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi
Endereço: R. Casa do Ator, nº 275, Vila Olímpia – São Paulo/SP

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/33241-fundacaosuicaseminarionew7wonder.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário