terça-feira, 4 de maio de 2010
Infraero desmente informações sobre falta de homologação do Aeroporto de Parnaíba - PI
Em nota encaminhada ao Portal AZ, Jorge Tadeu de Andrade, Gerente de Marketing e Comunicação Social, Superintendência Regional do Nordeste, desfaz as especulações em torno da homologação do aeroporto de Parnaíba, desmentindo, portanto, informações passadas pelo empresário italiano Roberto Ferroli, de que não podia contratar vôos internacionais porque o aeroporto não estava homologado.
Eis o texto encaminhado pela Infraero: "prezados jornalistas, boa tarde. A Superintendência Regional do Nordeste,à qual o aeroporto de Parnaíba está vinculado, acompanha com interessee atenção a série de questionamentos que vêm sendo publicados em colunas e blogs sobre a legítima internacionalização do Aeroporto de Parnaíba/Prefeito Dr. João Silva Filho, homologado para operações internacionaisconforme a Portaria 1.234/GC5, Comando da Aeronáutica, de 27 de outubrode 2005 e cuja funcionalidade e segurança foram comprovadas no final de2006 e início de 2007, quando o aeroporto recebeu oito voos charters internacionaisda Air Italy, procedentes da cidade de Verona, em aeronaves Boeing 757-200.
Em 23 de março deste ano, a Infraero entregou à cidade importantes melhoramentos na infraestrutura do aeroporto, realizados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, totalizando um investimento de R$ 20,5 milhões, contemplando a ampliação e reforço da pista de pousoe decolagem 09/27, reforço da pista de táxi, pavimento dos acostamentos,balizamento noturno e sinalização horizontal.
Com essas melhorias, o aeroporto fica habilitado a operar voos internacionais com aeronaves do tipo Boeing767, com capacidade para aproximadamente 250 passageiros. A infraestrutura do aeroporto também contempla um posto de abastecimento de aeronaves. Essas obras estão todas homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil, atravésda Portaria ANAC nº 411/SAI, publicada no Diário Oficial da União em 23de março de 2010, data de entrega das obras.
Portanto, negar a internacionalização do aeroporto evocando a inexistência de uma frequência regular, seja domésticaou internacional e desqualificar o empreendimento por falta de demanda são afirmações equivocadas. É importante lembrar a necessidade de uma ampla cooperação entre os diversos atores econômicos para promover uma mudança do cenário, através de ações que estimulem o potencial existente na região. A Infraero não faz o desenvolvimento sozinha. Permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento adicional."
Leia abaixo a posição do governo do Piauí
Secretário do Turismo do Piauí rechaça informação de empresário italiano
O secretário de Turismo do Piauí,Silvio Leite, já havia manifestado sua reação à posição do empresário Roberto Ferroli, em e-mail que encaminhou a Ugo Covin, do grupo empresarial de Ferroli, baseado em Camocim, Cerá.
Silvio Leite se referia às notas publicadas na coluna do jornalista Arimatéia Azevedo, dando como fonte o empresário Ferroli, durante encontro dos dois na praia de Porto de Galinhas, na última sexta-feira, por ocasião da BNTM2010.
Eis o texto do e-mail encaminhado por Silvio leite a Ugo Covin:
Caro Ugo
Causou-nos estranheza as declarações do Sr Ferroli ao Jornalista Arimatéia Azevedo publicadas no Jornal O DIA de hoje e no portal AZ, de que o Aeroporto de Parnaiba não está homologado para voos internacionais;
O Aeroporto de Parnaiba está sim homologado e habilitado para operações de voos nacionais e internacionais incluive para aeronaves de grande porte com pista de 2.520 mertros construida obedecendo todas as normas de segurança para voos.
A INFRAERO concluiu a instalação de vários equipamentos, farol rotativo, balizamento noturno, para garantir mais segurança nos pousos e decolagens das aeronaves.
A base de abastecimento de combustivel, querosene, também esta operando na sua totalidade inclusive está sendo instalado os tanques para abastecimento de aeronaves a gasolina. Depois, na luta por voos internacionais o Sr Ferroli não está só, o Governador Wilson Martins referendou todos os compromissos assumidos pelo ex Governador Wellington Dias.
A SETUR e a PIEMTUR sempre estiveram ao lado dos Srs nas tratativas para viabilização de voos, não só internacionais como também nacionais.
Quanto a construção do Hotel em Parnaiba, não só o Governo do Estado mais a Prefeitura de Parnaiba, tem sido solidária, entusiasta e estão prontos para apoia-los no que for preciso para a viabilização do empreendimento.
Desde a aquisição do terreno, julgamos desnecessário relembrar todo o processo conduzidos pelo Governador Wellington Dias e Prefeito José Hamilton, até deixa-los a vontade para propor os termos e conteudo, do documento que foi assinado publicamente em Parnaiba e será referendendado pelo Sr. Ferroli no gabinete do Prefeito José Hamilton na proxima terça feira.
Se falta alguma coisa ou ação para que os Srs sintam segurança na viabilização do empreendimento estamos pronto para ouvi-los e assim como fizemos até agora, iremos conduzir os questões tanto no ambito da Prefeitura de Parnaiba como no Governo.
abaixo as notas
http://www.portalaz.com.br/arimateia Aeroporto
O empresário italiano Roberto Ferroli, dono do resort Boa Vista, de Camocim (CE), tem tentado trazer voos internacionais para o litoral piauiense, mas esbarra num probleminha: o aeroporto dito internacional de Parnaíba simplesmente não serve para tal propósito: não está homologado.
Aeroporto 2
Isso quer dizer que fizeram muito alarde sobre sua inauguração, mas esconderam do público que o aeroporto não pode funcionar.
Homem de vários outros empreendimentos, Ferroli já não sabe a quem apelar para que o aeroporto parnaibano funcione.
Novo hotel
Na BNTM2010, realizada em Porto de Galinhas, Pernambuco, Roberto Ferroli disse ao jornalista que terça-feira pretende assinar um acordo de cooperação com o prefeito de Parnaíba, José Hamilton, para construir um hotel quatro estrelas na cidade.
“Um quatro estrelas italiano”, avisa ele.
Apoio
O empresário italiano que tão-somente que o poder público de Parnaíba faça sua parte na questão de infraestrutura.
fonte:http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/163072_infraero_desmente_informacoes_sobre_falta_de_homologacao_de_aeroporto.html
Ismailon Moraes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário