segunda-feira, 3 de maio de 2010

Oferecendo qualquer cruzeiro que você desejar

Apesar dos mares econômicos tempestuosos, o setor de cruzeiros está mantendo o curso neste ano, com novos destinos próximos e distantes, atividades para jovens e velhos e confortos que parecem ter apelo para todos os nichos. Quer participar de uma jam com Kid Rock ou gritar com outros fãs de ‘Crepúsculo’? Há um cruzeiro para isso. Viajar sozinha gastando pouco? Também há um cruzeiro para isso. Ou que tal acupuntura para perda de peso enquanto navega para Phuket? Há pelo menos uma dúzia de cruzeiros para isso. De um boom nos cruzeiros europeus a uma redescoberta dos rios americanos, os cruzeiros estão tentando ter apelo junto a uma clientela cada vez mais fragmentada. Afinal, como os especialistas em cruzeiros gostam de apontar, menos de 20% dos americanos já fizeram um cruzeiro, o que significa que os 80% restantes são passageiros de primeira viagem potenciais.

Uma volta aos rios americanos

Os rios americanos não vêem tanta atividade de cruzeiro, talvez, desde a época de Lewis e Clark. Estimulados em parte pela recessão, que deixa os cruzeiros mais extravagantes fora do alcance para muitos, os cruzeiros por rios estão voltando. A American Cruise Lines, uma empresa de cruzeiros fluviais com sede em Connecticut, está acrescentando dois navios e três itinerários. O Independence para 104 passageiros, com salão de jantar com paredes de vidro e cabines com sacada privada, dever ser lançado em junho. Ele passará o verão navegando pela costa do Maine antes de seguir para o Rio Hudson, para a folhagem de outono em outubro, com pacotes de seis noites a partir de US$ 2.820 (todos os preços citados são baseados em ocupação dupla).

O Queen of the West, um navio com roda propulsora, fará sua estreia pela American Cruise Lines com cruzeiros de sete noites pelos Rios Snake e Colúmbia no Noroeste, com paradas em Portland, Oregon; Clarkston, Washington, e outros lugares a partir de US$ 3.395. A American também lançará uma rota ao longo dos rios Potomac e Delaware, com paradas ao longo do caminho na Filadélfia, Washington, Mount Vernon e Annapolis a bordo do American Spirit para 100 passageiros. Os cruzeiros de oito dias custam a partir de US$ 3.295.

Em outras partes das Américas, o Caribe continua sendo popular, mas as rotas mais recentes pertencem ao Atlântico. Em maio, a Carnival Cruise Lines ancorará o Carnival Fantasy, para 2.056 passageiros, em Charleston, Carolina do Sul, com partidas de cinco dias para as Bahamas a partir de US$ 269.

As Bermudas também estão experimentando mais ação. Retomando uma rota que não era navegada há mais de 15 anos, a Holland America volta a Nova York, oferecendo 24 viagens para as Bermudas a partir de abril. O Veendam, para 1.350 passageiros, partirá do Terminal de Cruzeiros de Manhattan, com cruzeiros de uma semana a partir de US$ 699.

Também com destino para as Bermudas, o Celebrity Summit, um navio de 2.034 passageiros que parte de Bayonne, Nova Jersey, passará três noites em Kings Wharf. As passagens custam a partir de US$ 549, com excursões opcionais para nadar com golfinhos ou mergulhar até navios naufragados, além de trajetos para avistar a Estátua da Liberdade.

Europa pelo mar

Os cruzeiros para a Europa também estão aumentando, permitindo aos viajantes passar por vários destinos com facilidade, ao mesmo tempo em que ajuda os americanos a evitar as taxas de câmbio elevadas ao fechar o preço das passagens em dólares. A Europa se encontra hoje onde estávamos há 15, 20 anos, disse Bob Sharak, vice-presidente da Associação Internacional das Linhas de Cruzeiro, que representa 25 grandes empresas de cruzeiro que servem a América do Norte. Novos navios costumavam ser lançados aqui, mas no momento eles estão sendo lançados e posicionados na Europa. E não só apenas os americanos que estão a bordo. Em 2000, menos de 10% dos passageiros nos navios dos membros da associação não eram cidadãos americanos. Hoje, o número está em quase 25%.

Apesar de já ter realizado cruzeiros pelo Mediterrâneo no passado, a Disney Cruise Line, com sede na Flórida, expandirá suas ofertas europeias com quatro viagens que partirão de Dover, Inglaterra. O cruzeiro de 12 noites pelas Capitais do Norte da Europa ocorrer em junho e julho a bordo do Disney Magic, para 2.700 passageiros, com passagens a partir de US$ 3.649. De forma semelhante, a Norwegian Cruise Lines, com sede em Miami e que realiza cruzeiros pela Europa, posicionará um navio em Veneza pela primeira vez neste ano. O Norwegian Gem, para 2.400 passageiros, realizará cruzeiros de sete dias para a Grécia e Turquia, com partidas de 24 de abril a 23 de outubro, com preços a partir de US$ 719.

O crescimento nos cruzeiros europeus não se limita aos grandes navios. A Princess Cruises está lançando uma série de itinerários Interlude de sete dias na Europa, a bordo do Ocean Princess para 680 passageiros. Os cruzeiros, a partir de US$ 1.299, navegarão de Roma até as Ilhas Gregas e de Dover para a Escandinávia.

A Variety Cruises, uma linha de iates de cinco anos com sede em Atenas, está oferecendo suas primeiras viagens pelo Mar Adriático neste verão (no Hemisfério Norte), com cruzeiros de sete noites que incluem paradas na ilha de Hvar e nas cidades de Zadar e Veneza a bordo do Pegasus, para 46 passageiros. As passagens custam a partir de US$ 2.690. Os rios da Europa também estão movimentados. A Avalon Waterways, uma linha de cruzeiros fluviais com sede no Colorado, lançará dois navios de 138 passageiros neste ano, o Avalon Felicity e o Avalon Luminary, que navegarão pelo Reno, incluindo um cruzeiro de oito dias de Zurique a Amsterdã a partir de US$ 2.099.

A AMAWaterways, uma operadora de cruzeiros fluviais com sede na Califórnia, está oferecendo cinco novos cruzeiros europeus, incluindo uma excursão de 22 dias ao longo do Rio Douro, em Portugal, e pelo Rio Rhne, na França, a partir de US$ 7.677. A Viking River Cruises, na Califórnia, tem um novo cruzeiro de oito dias pelo Danúbio, da Alemanha até a Hungria, a partir de US$ 1.456. E a Cruise West, de Seattle, lança dois novos cruzeiros fluviais a bordo do MS Amadeus Diamond, para 148 passageiros, que percorrem o Danúbio e o Reno, a partir de US$ 4.999 por 11 noites. Até mesmo a Europa sem acesso ao mar está vendo os reflexos. Entre as excursões destacadas pela Cruise West, Princess e Viking para o verão está o Auto da Paixão, que ocorre uma vez por década. Ele ocorrerá no vilarejo alemão de Oberammergau.

Entrando em forma no navio

Ganhar peso um dos riscos em alto-mar, com os passageiros ganhando em média vários quilos em um cruzeiro de uma semana. Para ajudar os passageiros a ficarem em forma e resistirem ao bufê, os navios de cruzeiro estão oferecendo de tudo, de academias reforçadas a cardápios macrobióticos.

O Crystal Symphony, para 922 passageiros, da Crystal Cruises, um dos dois navios dirigidos pela linha de luxo com sede em Los Angeles, recentemente abriu um centro de fitness inspirado em feng shui com um programa de caminhada, ciclismo indoor e tratamentos de acupuntura. Em junho, os três iates da Windstar Cruises, com sede em Seattle, introduzirão esteiras, bicicletas ergométricas, equipamentos de musculação e outros da marca Technogym a bordo.

Pacotes de bem-estar que reúnem aulas de ginástica e cardápios saudáveis estão crescendo. O pacote de bem-estar da Holland America inclui aulas de ginástica, um tratamento de spa de 50 minutos, acesso a banheira de hidromassagem e sauna, além do fornecimento diário de frutas por US$ 299 adicionais por pessoa em cruzeiros de sete dias. Agências de turismo especializadas como A Taste of Health oferecem cruzeiros com chefs vegetarianos e cardápios macrobióticos. Seu Holistic Caribbean Cruise, por exemplo, parte de Fort Lauderdale para um cruzeiro de sete noites at St. Thomas, Porto Rico e outros lugares, com os passageiros aprendendo a fazer pratos como paella de glúten. Preços a partir de US$ 1.199.

Os próprios spas passaram por mudanças. A Regent Seven Seas Cruises adicionou recentemente spas Canyon Ranch aos seus três navios de luxo. E a Paul Gauguin Cruises, que percorre o Sul do Pacífico, acabou de abrir um spa Thalasso a bordo do navio que leva seu nome.

Alguns poucos spas estão até mesmo começando a lembrar clínicas de saúde. Em dezembro, o Silver Spirit de 540 passageiros, da Silversea Cruises, introduziu um spa que oferece acupuntura para perda de peso e controle de estresse, assim como injeções de Botox e preenchimento facial Restylane. Emerald Princess e Ruby Princess também oferecem Botox e branqueamento dos dentes, de forma que sua aparência continuará boa mesmo se você ganhar uns quilinhos a mais.

Tapete vermelho flutuante

Cruzeiros com celebridades no são novidade, mas a qualidade dos convidados famosos parece estar crescendo. Cruzeiros temáticos sempre foram uma forma de atrair pessoas que nunca fizeram cruzeiros, disse Carolyn Spencer Brown, editora-chefe da Cruisecritic.com, uma revista online de cruzeiros. Agora eles estão mais chamativos.
As passagens para o cruzeiro Carnival de quatro noites com John Mayer, de Los Angeles ao Cabo San Lucas, se esgotaram no ano passado. E James Taylor foi a atração principal do Queen Mary 2 da Cunard Line, de Southampton para Nova York, dando aos passageiros concertos, entrevistas e autógrafos.
Haverá mais astros neste ano. Kid Rock já esgotou as vendas do cruzeiro Carnival Inspiration de cinco dias de Tampa até Grand Cayman, que começará no final de abril. Antes disso, o mesmo navio e rota contarão com as bandas pop 3 Doors Down, Lifehouse e Shinedown como parte do cruzeiro VH1 (a partir de US$ 799). A Zac Brown Band a atração principal no fim de semana do Dia do Trabalho (que é comemorado na primeira segunda-feira de setembro nos Estados Unidos; preços a partir de US$ 699).

Os queridinhos das adolescentes Alex Meraz e Michael Welch, que estrelam o filme de vampiros ‘Lua Nova’, participarão do cruzeiro ‘Crepúsculo’ de quatro dias, de Seattle até o Alasca, a bordo do Oosterdam da Holland America. Preços a partir de US$ 1.049, sem incluir a excursão opcional até Forks, Washington, onde se passa o drama de vampiros. Se a sua ideia de celebridade envolve astros do rádio, você pode se juntar a Garrison Keillor e ao elenco de A Prairie Home Companion no Ryndam, da Holland America, para uma imersão de sete dias, de Tampa até Belize, no espírito de Minnesota (preços a partir de US$ 1.700).

Portos distantes
Os cruzeiros estão se aventurando por águas inexploradas e ancorando em portos cada vez mais distantes na Ásia, Oriente Médio e até mesmo no Polo Norte. A Ásia, em particular, está vendo uma onda de novos navios. A Yachts of Seabourn, uma operadora especializada em navios pequenos com sede em Miami, está lançando seu primeiro navio na Ásia. O Seabourn Pride, para 208 passageiros, navega por uma série de itinerários asiáticos com partida de Cingapura, Hong Kong, Bancoc e Kobe, Japão, com passagens a partir de US$ 4.050 para 12 dias.

O Ocean Princess, operado pela Princess Cruises, passará a primavera do Hemisfério Norte viajando entre Cingapura e Xangai, Xangai e Bancoc e Xangai e Tóquio, antes de seguir para a Europa. Passagens a partir de US$ 2.299 para um cruzeiro de 14 dias.

Os cruzeiros fluviais também estão crescendo na Ásia. A Viking River Cruises oferecerá uma parada de dois dias em Xangai para a Expo 2010 em muitos de seus cruzeiros para a China. No Vietnã e no Camboja, a AMAWaterways está oferecendo cruzeiros pelo Rio Mekong entre Ho Chi Minh e Siem Reap, Camboja, no La Marguerite para 92 passageiros. Passagens a partir de US$ 1.499 por pessoa para sete noites.

O Oriente Médio continua recebendo cada vez mais navios. A Costa Cruises está ancorando seu mais recente navio, o Deliziosa, em Dubai. O navio para 2.260 passageiros inclui uma pista para patins, um cinema 4D (pense em 3D com efeitos físicos, como vento) e um simulador de golfe com 37 campos. Cruzeiros de sete noites para Abu Dhabi e Bahrein custam a partir de US$ 899.

O Brilliance of the Seas, com capacidade para 2.501 passageiros, da Royal Caribbean International, voltará para Dubai para uma segunda temporada, com cruzeiros de sete noites a partir de US$ 699. E o Crystal Serenity, para 1.070 passageiros, navegará por duas rotas no Oriente Médio, incluindo as primeiras paradas da linha em Al Kuait; Bandar Abbas, Ir; e Jidda, Arábia Saudita (passagens para 13 dias a partir de US$ 8.855).

Os cruzeiros estão se deslocando do Polo Sul para o Polo Norte. Com a Antártida possivelmente fechada para grandes navios de cruzeiros devido a novas regulamentações ambientais, os cruzeiros pelas águas do Ártico estão aumentando. A novidade neste ano é um cruzeiro pela Passagem do Noroeste de 24 dias pela Hapag-Lloyd Cruises, da Alemanha. O Hanseatic, para 184 passageiros, navegar da Groenlândia até Nome, Alasca, com direito a ver ursos polares pelo caminho. A Hurtigruten, com sede na Noruega, oferecerá uma Peregrinação Climática de 11 dias ao longo do Círculo Polar Ártico, ao norte da Noruega, a bordo do Fram para 318 passageiros. O cruzeiro, que custa a partir de US$ 4.100, passa por geleiras e oferece palestras com cientistas climáticos.

A Tauck, uma operadora de pequenos navios com sede em Connecticut, vendeu todas as passagens para seus cruzeiros de oito dias à Islândia, a bordo do Le Boreal, para 264 passageiros. Os interessados por cruzeiros literários ainda podem se juntar escritora Margaret Atwood a bordo do cruzeiro de 16 dias pela Passagem do Noroeste, com a Adventure Canada, um dos cinco novos itinerários a bordo do Clipper Adventurer para 118 passageiros. Com partida em 28 de agosto, a partir de US$ 5.995, ele inclui leituras e palestras de Atwood, assim como golfe na tundra e admirar icebergs.

Viagens inaugurais


Após o Oasis of the Seas, rotulado no ano passado como o maior navio do mundo, a classe de 2010 pode parecer pequena, mas não é. Para começar, em dezembro a Royal Caribbean está planejando lançar um navio irmão, o Allure of the Seas, que compartilha muitos dos mesmos superlativos do Oasis. Ambos compartilham o título de maior do mundo, 360 metros de comprimento, com espaço para 5.400 passageiros.

O segundo maior o Norwegian Epic, um navio para 4.200 passageiros que conta com um rol de shows ao estilo Las Vegas, incluindo Blue Man Group, Cirque Dreams, Second City e Legends in Concert. O navio também oferece um rico parque aquático, uma parede para rapel (a primeira no setor) e um bar de gelo. Após seu cruzeiro transatlântico inaugural marcado para julho, o navio ficará baseado em Miami e oferecerá cruzeiros de sete noites ao Caribe, com passagens no verão (do Hemisfério Norte) a partir de US$ 889.

Um batizado menor, porém mais majestoso, está marcado para outubro, quando o novo Queen Elizabeth da Cunard fará sua viagem inaugural de Southampton até as Ilhas Canárias, no Atlântico. O navio para 2.092 passageiros possui interiores em estilo art déco opulentos, que prestam homenagem ao navio original de 1938. O novo QE também conta com um lounge com teto abobadado em vidro, inspirado em Kew Gardens e repleto de palmeiras em vasos, e um convés de jogos, com pádel (um mini tênis), croquet e bowls (um tipo de bocha) britânico. As passagens para o cruzeiro inaugural se esgotaram em 29 minutos em abril passado, mas passagens para os cruzeiros subsequentes ao Mediterrâneo e ao Caribe custam a partir de US$ 1.195 para cinco dias.
Cruzeiros para crianças

Cruzeiros há muito atraem os pais. Mas agora eles estão se voltando mais agressivamente para as crianças. Em abril, a Norwegian Cruise Line lançará um programa para crianças em parceria com a Nickelodeon, incluindo versões ao vivo do game show Slime Time e cafés da manhã com Bob Esponja e outros personagens. O programa em parceria com a Nickelodeon será oferecido no Norwegian Jewel, em seus cruzeiros de uma semana com saída de Nova York para as Bahamas, a partir de US$ 499. Também será oferecido no novo Epic.

Com tantas crianças a bordo, monitorá-las pode ser um trabalho em tempo integral. Para ajudar, a Royal Caribbean dá às crianças com 3 a 11 anos uma pulseira eletrônica a bordo do Oasis of the Seas, para que a tripulação possa encontrá-las. Os pais também podem ficar eletronicamente de olho no paradeiro de seus filhos alugando um localizador opcional por US$ 17,50.

Mas talvez o que os pais precisem seja de dispositivos GPS completos. Os cruzeiros bons para crianças estão cruzando o Atlântico até a Europa. Os novos cruzeiros da Disney para o Báltico incluem paradas em locais históricos, como o Palácio de Catarina, em São Petersburgo, onde personagens como Branca de Neve e Cinderela receberão os passageiros. A Crystal Symphony fará viagens de sete dias na Europa, de Londres até a Irlanda e de volta, e de Copenhague para Estocolmo, com estadia gratuita para passageiros com 17 anos ou menos. E a Tauck está oferecendo cruzeiros apenas para família ao longo do Danúbio, entre Budapeste e Regensburg, Alemanha.

Nem todos, claro, desejam ficar cercados de crianças gritando, especialmente os pais que desejam férias. Zonas livres de crianças, que foram lançadas há uma década, estão crescendo. O Carnival Dream reserva uma área serena com mais de 1.000 metros quadrados para adultos, com espreguiçadeiras, um bar e banheira de hidromassagem. No Oasis of the Seas, uma seção adulta com dois decks perto da proa inclui duas banheiras de hidromassagem em balanço na lateral do navio. E o futuro Norwegian Epic tem um clube de praia apenas para adultos que oferece serviço de garçom em cabanas à beira da piscina, como em South Beach.

Hotéis-butique no mar

Os aposentos do capitão não são mais o destaque. As empresas de cruzeiros continuam desenvolvendo camarotes de luxo que parecem mini hotéis-butique, com agrados especiais para aqueles dispostos a pagar.

A Royal Caribbean saiu à frente com o Oasis of the Sea e seu futuro navio irmão, Allure of the Seas. Em vez de um camarote sem janelas, as cabines foram alteradas para oferecer vistas dos trios elevados dentro do navio. As cabines Central Park com sacada, por exemplo, dão vista para uma área comum, um jardim com 12 mil plantas e o restaurante 150 Central Park.

Quando navegar em julho, o Norwegian Epic banirá a cabine quadrada. Suas cabines New Wave possuem paredes curvadas e tetos em domo. O navio também conta com estádios com mais de 9 metros quadrados para passageiros viajando sozinhos. Um lounge comum encoraja a socialização. Preços a partir de US$ 799 (individual) para cruzeiros de sete dias.

Vilas privadas e suítes que funcionam como comunidades VIPs fechadas continuam proliferando. Os quatro navios da classe Jewel da Norwegian oferecem vilas com pátio e jardim, piscinas tranquilas, deck para banho de sol, academia de ginástica e concierges disponíveis apenas aos hóspedes das vilas. A Victoria Cruises, especializada em cruzeiros pelo Rio Yang-ts na China, conta com novas suítes com lounge privado e restaurante. E em maio, a Windstar Cruises lançará suítes spa no Wind Surf, para 312 passageiros.

Se você for


Adventure Canada, (800) 363-7566; adventurecanada.com
AMAWaterways, (800) 626-0126; amawaterways.com
American Cruise Lines, (800) 814-6880; americancruiselines.com
Avalon Waterways, (877) 797-8791; avalonwaterways.com
Carnival Cruise Lines, (888) 227-6482; carnival.com
Celebrity Cruises, (800) 647-2251; celebritycruises.com
Cruise West, (888) 851-8133; cruisewest.com
Costa Cruises, (877) 882-6782; www.costacruise.com
Cunard Line, (800) 728-6273; cunard.com
Crystal Cruises, (888) 722-0021; crystalcruises.com
Disney Cruise Line, (800) 951-3532; disneycruise.com
Hapag-Lloyd Cruises, (49-40) 3001-4580; hl-cruises.com
Holland America Line, (877) 932-4259; hollandamerica.com
Hurtigruten, (866) 552-0371; hurtigruten.us
Norwegian Cruise Line, (866) 234-7350; ncl.com
Paul Gauguin Cruises, (800) 848-6172;pgcruises.com
Princess Cruises, (800) 774-6237; princess.com
Regent Seven Seas Cruises, (877) 505-5370; rssc.com
Royal Caribbean International, (866) 562-7625; royalcaribbean.com
Silversea Cruises, (800) 722-9955; silversea.com
A Taste of Health, (828) 749-9537; atasteofhealth.org
Tauck, (800) 788-7885; tauck.com
Twilight Cruises, (800) 745-7545; www.twilightfanscruise.com
Variety Cruises, (800) 319-7776; varietycruises.com
VH1 Best Cruise Ever, (877) 749-8462; vh1bestcruiseever.com
Victoria Cruises, (800) 348-8084; victoriacruises.com
Viking River Cruises, (800) 304-9616; vikingrivercruises.com
Windstar Cruises, (800) 258-7245; windstarcruises.com
Yachts of Seabourn, (800) 929-9391; seabourn.com

fonte:http://viagem.uol.com.br/ultnot/2010/05/02/oferecendo-qualquer-cruzeiro-que-voce-desejar.jhtm

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário